Hospital Mãe de Deus adquire equipamento para realização de endoscopia digestiva via nasal

Quem já realizou uma endoscopia digestiva sabe o tempo necessário entre a preparação, a execução do procedimento e a recuperação após a anestesia. Um processo que demanda uma grande disponibilidade, impedindo o retorno imediato às atividades normais. O Hospital Mãe de Deus oferece agora uma opção mais simples e rápida para esse público: a endoscopia digestiva transnasal.

A nova alternativa utiliza um aparelho ultrafino para a realização do exame através da via nasal, permitindo que o paciente fique acordado, sentado ou deitado, e que seja aplicada apenas anestesia local no nariz. Com isso, o procedimento e a recuperação se tornam mais ágeis, com menores chances de eventos adversos, mais comuns em situações com administração de drogas sedativas.

“Essa é uma tecnologia muito segura e bastante comum no Japão, onde é usada em até 50% dos casos. O tempo do procedimento varia de 5 a 15 minutos, permitindo o retornos às atividades normais em seguida, sem a necessidade de ficar em repouso. Pacientes que precisam de endoscopias com mais frequência para rastreio de doenças , idosos que tem risco elevado para sedação ou anestesia e aqueles que desejam um atendimento rápido e com recuperação imediata após o mesmo estão entre os principais candidatos”, explica o médico gastroenterologista e endoscopista, Dr. Ivan David Arciniegas.

O equipamento permite não apenas a visualização com imagens de alta qualidade da região do esôfago, estômago e duodeno como também a realização de biópsias nas lesões na área investigada. Outra vantagem trazida pelas imagens avançadas é o uso da cromoendoscopia digital, técnica que usa tipos de luz do próprio aparelho para verificar com mais detalhes pequenas lesões.

Para os internados em leitos de CTI ou outros casos graves, onde a anestesia pode trazer um risco maior, essa é uma ótima alternativa. Paciente com tumores na cavidade oral, que obstruem a entrada ou a saída da boca, também são beneficiados. Por fim, trata-se de uma opção para cenários de diminuição do diâmetro oral (estenose), já que o equipamento possui apenas 5mm de diâmetro, ao invés do 1cm do aparelho tradicional.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus completa um ano

Quando tempo é vida, contar com um fluxo de atendimento exclusivo, agilizando processos, pode fazer a diferença nos resultados alcançados. Com este objetivo o Hospital Mãe de Deus criou sua Emergência Cardioneurológica, em julho de 2021. Em seu primeiro ano, ela atendeu mais de seis mil pacientes, oferecendo uma estrutura completa para a assistência veloz das doenças cerebrovasculares, com equipe multidisciplinar capacitada, protocolos especializados e tecnologia de ponta.

Mãe de Deus realiza recanalização da veia porta com procedimento minimamente invasivo

A veia porta é responsável por levar entre 70% e 80% do sangue que chega ao fígado, trazendo os nutrientes que são absorvidos para metabolização no órgão. Por isso, qualquer interrupção no local traz grandes impactos para o organismo, podendo ser fatal. Em muitos casos, os tratamentos paliativos são os mais utilizados, por desconhecimento de uma técnica minimamente invasiva chamada recanalização da veia porta. O Hospital Mãe de Deus oferece esta alternativa capaz de solucionar este problema através do reestabelecimento do fluxo no local.