HMD é referência em tratamento mais efetivo para pacientes com câncer colorretal

O Congresso da ASCO, maior evento de oncologia do mundo, discute anualmente os principais avanços e atualizações na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Durante a edição deste ano, um novo estudo, chamado Pacha, atestou a maior efetividade de um tratamento para pacientes com câncer colorretal operado das metástases no fígado: a quimioterapia intra-arterial hepática. Ele já vem sendo desenvolvido e realizado no Hospital Mãe de Deus, através do Centro HPB de Referência no cuidado de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares. A quimioterapia intra-arterial é rara e o HMD é um dos únicos Hospitais do Brasil que a realizam, sendo a instituição com maior experiência nestes casos.

O estudo Pacha atesta, cientificamente, que este tratamento é mais eficiente que a terapia endovenosa. De acordo com o artigo, a média do intervalo livre da doença usando a quimioterapia intra-arterial é de 25 meses, ao passo que, com a terapia endovenosa, o intervalo é de 12 meses. Outro dado chama a atenção: o tratamento intra-arterial gera quase 40% de proteção a mais em relação à terapia venosa.

A quimioterapia intra-arterial hepática é realizada por meio de uma punção em uma artéria da virilha, por um micro cateter colocado através da circulação arterial do fígado. Esse cateter vai dentro da artéria hepática e, lá, consegue-se infundir a medicação em altas doses. Essa medicação tem uma concentração muito maior do que se for feita em uma veia periférica. “A passagem no fígado reduz a toxidade da medicação a nível sistêmico. Ou seja, o paciente consegue receber, no fígado, uma dose muito mais alta e menos tóxica para ele”, explica o cirurgião oncológico do HMD e coordenador do Centro HPB, Dr. Márcio Boff.

O Centro HPB de Referência no cuidado de fígado, pâncreas e vias biliares é um dos poucos serviços deste tipo no Brasil e com esse porte – são mais de 30 profissionais, entre cirurgiões, endoscopistas, oncologistas, radioterapeutas, endocrinologistas, nutricionistas e outras especialidades. A equipe multidisciplinar é o principal diferencial, pois proporciona um olhar integral sobre casos de câncer e doenças relacionadas a esses órgãos, como hepatites, cirrose, cistos de pâncreas e pancreatites, sempre amparado nas tecnologias mais modernas para diagnóstico e tratamento.

Dentro do Centro HPB existe um núcleo que cuida especificamente dessa terapia, o Núcleo de Terapia Intra-Hepática (NUTIH). A equipe é composta pelos médicos Dr. Márcio Boff, cirurgião oncológico; Dr. Eduardo Medronha, radiologista intervencionista; e Dr. Vinícius Lorandi, oncologista clínico.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias