Hipofracionamento no câncer de mama é uma realidade

Serviço possui oito anos de expertise nesse tipo de tratamento

A Radioterapia é um tratamento usualmente indicado no contexto do tratamento do câncer de mama. As evoluções tecnológicas e recentes estudos clínicos confirmam que o tratamento com o emprego da radioterapia hipofracionada (menos dias de tratamento) pode ser realizado com segurança e similar resultado de cura e controle local em determinados grupos de pacientes.

O Serviço de Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus realiza tratamento hipofracionado nesta patologia há oito anos, quando publicações de estudos clínicos randomizados demonstraram equivalência do protocolo de 15 frações comparado ao padrão prévio, de 25 frações.

Em 2020,  o estudo “Fast-Forward trial” comparou o uso da técnica de 15 frações com apenas cinco frações (cinco dias de tratamento) em pacientes com tumores iniciais, após cirurgia conservadora. Os resultados tornaram-se um novo padrão em determinado grupo de pacientes. Este esquema de fracionamento exige o uso de técnicas mais refinadas de tratamento, que permitem doses mais altas ao dia, igualmente efetivas e com baixo risco de efeitos colaterais.

“Utilizamos há um ano o protocolo e os resultados impressionam, pois a toxicidade aguda de fato é menor e a paciente tem seu tratamento completo em apenas uma semana. Pacientes provenientes de regiões onde não há serviço de radioterapia disponível,acabam tendo que se deslocar menos dias, tendo menos impacto em suas rotinas” afirma Dra. Andréa Barleze da Costa , radio-oncologista coordenadora médica do serviço.

A radioterapia do CIO tem o compromisso da avaliação individual e personalizada para determinar se a paciente se encaixa nestes critérios. Atualmente, todas as pacientes têm a consideração formal se este esquema de fracionamento é adequado para seu caso.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Serviços afetados em decorrência do temporal

Em decorrência da forte chuva do final da tarde desta quarta-feira (26), que provocou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente, no bairro Menino Deus, houve o alagamento dos acessos ao Hospital Mãe de Deus pela Rua Costa, afetando algumas áreas da Instituição. Confira os serviços afetados.

Hospital Mãe de Deus realiza primeira crioablação para tratamento de metástase óssea

Possibilitar a remoção destruição de tumores de maneira segura e sem cortes, trazendo uma recuperação mais rápida e com menos chances de complicações. Esse é o objetivo da crioablação (destruição por congelamento) guiada por tomografia. Após a utilização da técnica em casos de câncer renal, agora, a equipe do Hospital Mãe de Deus realizou o primeiro procedimento para tratamento de um tumor ósseo.