Hipofracionamento no câncer de mama é uma realidade

Serviço possui oito anos de expertise nesse tipo de tratamento

A Radioterapia é um tratamento usualmente indicado no contexto do tratamento do câncer de mama. As evoluções tecnológicas e recentes estudos clínicos confirmam que o tratamento com o emprego da radioterapia hipofracionada (menos dias de tratamento) pode ser realizado com segurança e similar resultado de cura e controle local em determinados grupos de pacientes.

O Serviço de Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus realiza tratamento hipofracionado nesta patologia há oito anos, quando publicações de estudos clínicos randomizados demonstraram equivalência do protocolo de 15 frações comparado ao padrão prévio, de 25 frações.

Em 2020,  o estudo “Fast-Forward trial” comparou o uso da técnica de 15 frações com apenas cinco frações (cinco dias de tratamento) em pacientes com tumores iniciais, após cirurgia conservadora. Os resultados tornaram-se um novo padrão em determinado grupo de pacientes. Este esquema de fracionamento exige o uso de técnicas mais refinadas de tratamento, que permitem doses mais altas ao dia, igualmente efetivas e com baixo risco de efeitos colaterais.

“Utilizamos há um ano o protocolo e os resultados impressionam, pois a toxicidade aguda de fato é menor e a paciente tem seu tratamento completo em apenas uma semana. Pacientes provenientes de regiões onde não há serviço de radioterapia disponível,acabam tendo que se deslocar menos dias, tendo menos impacto em suas rotinas” afirma Dra. Andréa Barleze da Costa , radio-oncologista coordenadora médica do serviço.

A radioterapia do CIO tem o compromisso da avaliação individual e personalizada para determinar se a paciente se encaixa nestes critérios. Atualmente, todas as pacientes têm a consideração formal se este esquema de fracionamento é adequado para seu caso.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus completa um ano

Quando tempo é vida, contar com um fluxo de atendimento exclusivo, agilizando processos, pode fazer a diferença nos resultados alcançados. Com este objetivo o Hospital Mãe de Deus criou sua Emergência Cardioneurológica, em julho de 2021. Em seu primeiro ano, ela atendeu mais de seis mil pacientes, oferecendo uma estrutura completa para a assistência veloz das doenças cerebrovasculares, com equipe multidisciplinar capacitada, protocolos especializados e tecnologia de ponta.

Mãe de Deus realiza recanalização da veia porta com procedimento minimamente invasivo

A veia porta é responsável por levar entre 70% e 80% do sangue que chega ao fígado, trazendo os nutrientes que são absorvidos para metabolização no órgão. Por isso, qualquer interrupção no local traz grandes impactos para o organismo, podendo ser fatal. Em muitos casos, os tratamentos paliativos são os mais utilizados, por desconhecimento de uma técnica minimamente invasiva chamada recanalização da veia porta. O Hospital Mãe de Deus oferece esta alternativa capaz de solucionar este problema através do reestabelecimento do fluxo no local.