EQUIPE DE CIRURGIA TORÁCICA REALIZA CIRURGIA COMPLEXA

Na última semana, o cirurgião torácico Dr. Gabriel Madke e sua equipe, juntamente com apoio de especialistas em cirurgia vascular e cardíaca, realizaram uma cirurgia de grande porte em um paciente portador de tumor de parede torácica (condrossarcoma), de apresentação rara e tratamento desafiador. “A neoplasia envolvia, além da parede torácica, estruturas do mediastino e pulmão esquerdo. Por ser uma doença de baixa resposta a tratamentos oncológicos como quimioterapia e radioterapia, necessitou de um planejamento cirúrgico acurado, com objetivo de obter-se ressecção completa, única chance de cura para este tipo de patologia”, afirma Dr. Madke.

O procedimento durou cerca de 11 horas, e necessitou do apoio de uma equipe multidisciplinar, atenta aos cuidados pré-operatório, técnica anestésica e estrutura de bloco cirúrgico específicas para este porte de cirurgia, e recuperação em unidade de terapia intensiva com profissionais habilitados no manejo deste perfil de paciente.

Dr. Madke explica que para o planejamento da cirurgia foi essencial o apoio do serviço de radiologia torácica, oferecido pelo Dr. Thiago Krieger, detalhando-se quais as estruturas necessitavam ser removidas, e a partir daí qual a melhor técnica de reconstrução da parede torácica. Salienta que o sucesso deste tipo de cirurgia depende do trabalho em grupo, neste caso com participação dos outros três cirurgiões torácicos de sua equipe.

”O Hospital Mãe de Deus oferece estrutura e condições para que este tipo de procedimento de alta complexidade seja realizado de maneira segura e com excelentes resultados, destacando-se como um hospital de referência na especialidade de Cirurgia Torácica no nosso estado”, finaliza.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

SAE: uma nova era para a enfermagem

Com o objetivo de padronizar todos os processos de cuidado que envolvam a assistência de Enfermagem o SAE permite visualizar, de maneira digital, o histórico da jornada do paciente dentro da instituição, desde a coleta de dados a avaliação, permitindo acompanhar a evolução do cuidado que está sendo prestado.