Entenda a importância dos cuidados e prevenção com o colesterol alto

O colesterol é um lipídio essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, mas seu nível elevado é motivo de alerta. Em agosto, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol (08/08). Essa data importante foi criada para que, cada dia mais, os brasileiros sejam conscientizados sobre a importância dos cuidados e prevenção com o colesterol alto. Conversamos com o Dr. Cícero Baldin, cardiologista do Hospital Mãe de Deus, para entendermos melhor sobre o tema.

“O colesterol total é dividido em algumas partículas, sendo as principais o LDL, que chamamos de colesterol ruim, e o HDL, que chamamos de colesterol bom. O colesterol LDL, é ruim porque quando está alto, ele vai aumentando o depósito de gordura nas artérias do corpo, que pode levar a obstrução no cérebro, que chamamos de Acidente Vascular Cerebral, no coração, que chamamos de Infarto Agudo do Miocárdio, nas pernas, nos braços e no intestino. Já o HDL tem um processo que promove a retirada do colesterol ruim”, afirma o Dr. Cícero.

Por ser um quadro silencioso, não existem sintomas do colesterol alto. Alguns sinais podem estar associados a complicações causadas pelo acúmulo de gordura nas artérias. “Manifestações próprias como dores nas pernas, nos braços ou ao se alimentar, que é aquela dor na parte abdominal”, completa.

O que fazer para reduzir o colesterol alto?

Manter uma vida saudável é um dos grandes desafios da vida moderna. Com a rotina acelerada, o sedentarismo e a ingestão de alimentos não saudáveis, como os industrializados, são grandes fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e também para o aumento dos níveis de colesterol ruim.

 “Quando as taxas de colesterol estão altas, a primeira medida que a gente faz é a mudança de estilo de vida. Isso significa fazer exercícios, já que o aumento do colesterol bom é feito nos músculos quando eles estão trabalhando”, diz doutor Dr. Cícero.

Outro ponto importante é o cuidado com a alimentação. ”Uma dieta que tem mais gorduras saudáveis, é uma dieta que ajuda o colesterol. Um exemplo disso é a dieta do mediterrâneo, composta por gorduras que vem dos frutos do mar, principalmente peixes; gorduras de oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, avelãs; e gordura do azeite de oliva extra virgem. Essas gorduras são saudáveis e promovem uma melhora da dislipidemia”, explica o cardiologista.

Geralmente, o aumento do colesterol ruim é causado pelos hábitos ao longo da vida. Porém, ele também pode ser hereditário. “Se a gente for considerar também aquelas pessoas que têm de maneira hereditária o aumento do colesterol, essas duas medidas (dieta e atividade física) não serão suficientes. Para eles, nós vamos ter que fazer intervenções medicamentosas, principalmente, em pessoas que tiveram alguns dos problemas que a gente citou anteriormente, que é o AVC, o infarto ou obstrução em vasos periféricos”, complementa.

Fonte: Blog Bem Panvel

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.