Diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento do câncer colorretal

Você sabia que o câncer colorretal (CCR) é o terceiro que mais mata no Brasil? A doença atinge o intestino grosso ou o reto e é um dos tumores malignos mais frequentes entre mulheres e homens. Mais preocupante ainda é o fato de quase 90% dos casos serem diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Por isso, o mês de março chama atenção para o tema, buscando aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção entre a população.

45 SÃO OS NOVOS 50: a idade para iniciar os exames preventivos regular

Atualmente, orienta-se o início do rastreio aos 45 anos ou antes em casos de histórico familiar ou apresentação de alguns sinais, que podem indicar a presença de algum tumor ou lesão. São eles:

– Alteração do hábito intestinal

– Intestino preso e/ou diarreia

– Sangue nas fezes

– Emagrecimento sem uma causa conhecida

– Dor abdominal

Por ser assintomático nas fases iniciais, o acompanhamento regular é a melhor alternativa para alcançar a identificação rápida e evitar a progressão. “Mais vidas podem ser salvas se a população entender os riscos da doença, souber sobre os métodos de rastreio e mudar seu estilo de vida. Métodos de rastreio como um exame completo do cólon por colonoscopia e a remoção de lesões  pré-cancerosas lhe trará tranquilidade. Desde 2021, o Hospital Mãe de Deus conta com tecnologia de imagem avançada para rastreio, além de inteligência artificial que auxilia a colonoscopia, aumentando as taxas de detecção de lesões”, explica o médico gastroenterologista e endoscopista, Dr. Ivan David Arciniegas.

Entre as alternativas para prevenção estão evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação rica em fibras e livre de alimentos processados e realizar o acompanhamento médico regular a partir dos 45 anos, seguindo as orientações e os métodos de rastreio prescritos pelo profissional.

Já os tratamentos dependem da fase da doença. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante, com as taxas de cura podendo chegar a mais de 90%.

“Em fases iniciais, o tratamento pode ser por colonoscopia, evitando um procedimento cirúrgico maior. Para casos mais avançados, a cirurgia continua tendo um papel fundamental, podendo ser realizada por meio de técnicas minimamente invasivas, tais como laparoscopia e robótica, e estar associada com a quimioterapia em algumas situações. Já a radioterapia pode ser aplicada em tumores do reto. Aqui no HMD, temos especialistas altamente capacitados, capazes de oferecer o melhor tratamento possível, sempre acrescentando algo que é característico do nosso hospital: o jeito Mãe de cuidar!”, ressalta o coloproctologista do Corpo Clínico do HMD, Dr. Rafael Dienstmann Dutra Vila

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Ciclone Extratropical: Área de acesso ao Espaço Azul é transferida

Com a aproximação do ciclone extratropical que está previsto para atingir o Rio Grande do Sul a partir de hoje (17/05), o Hospital Mãe de Deus está se preparando para o enfretamento dos possíveis impactos do evento.
Para isso, a entrada do Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais será transferida para o Acesso 2 do Hospital, junto à Emergência.

Alta prevalência e sintomas silenciosos são alertas para a hipertensão

Uma doença silenciosa, presente em 25% da população adulta,. Essa é a hipertensão. Por sua alta prevalência e possíveis consequências graves, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção são essenciais. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). preparamos uma material especial com as principais informações sobre esse tema. 

Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

HMD é pioneiro no uso de técnica para desobstrução de artérias com laser no Estado

A obstrução de artérias é um problema cada vez mais frequente entre a população, podendo trazer graves consequências, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Para atender esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com uma nova tecnologia: o laser. O HMD é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a utilizar essa técnica e o pioneiro no Brasil na realização do procedimento guiado via Tomografia de Coerência Ótica (OCT).