Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas: saiba mais sobre a doença

Você sabia que, só em 2021, mais de 14 mil brasileiros foram diagnosticados com linfoma, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca)? Por isso, o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas (15/09) buscar alertar as pessoas sobre o tema, estimulando o autocuidado, hábitos saudáveis e a busca por atendimento especializado.

Para marcar essa data, preparamos um conteúdo especial com o hematologista do Centro de Oncologia do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcelo Capra, sobre a doença.

O que é o linfoma?

O linfoma afeta os gânglios linfáticos, quesão como filtros do nosso sistema imunológico, trabalhando para combater infecções, como bactérias e vírus. No entanto, quando uma célula normal do sistema linfático sofre uma mutação, ela perde o controle e passa a se multiplicar sem parar, originando o câncer.

Quais são as causas e sintomas?

Apensar de não existir uma causa definida na maioria dos casos, alguns fatores de risco facilitam o desenvolvimento do linfoma, como o envelhecimento, com a doença sendo mais comum a partir dos 50 anos. Outro fator associado são as infecções crônicas, principalmente o vírus HIV, e, em alguns casos, o EBV. Além disso, algumas bactérias, como Helicobacter Pylori, também podem causar a doença.

Os sintomas mais comuns incluem aumento persistente de gânglios pelo corpo (pescoço, axilas e na região inguinal), emagrecimento, febre diária, fraqueza e transpiração noturna.

Contudo, vale destacar que os sinais citados acima não são exclusivos dos linfomas. Por isso, é importante consultar um médico especialista para o diagnóstico mais preciso.

Quais são os tipos de linfoma e os tratamentos disponíveis?

Existem diversos tipos de linfoma e cada um possui características clínicas e moleculares diferentes. No entanto, temos dois grupos principais: Hodgkin e Não Hodgkin.

Esses nomes surgiram graças ao Dr. Thomas Hodgkin, que descreveu os primeiros casos do tipo de linfoma que levou o seu nome. No entanto, depois, outros casos com diferentes características foram identificados e denominados como “Não Hodgkin”. Neste último grupo estão incluídos os linfomas agressivos,que tendem a se manifestar após semanas ou meses, e indolentes, que podem se evidenciar após anos.

O tratamento dependerá da gravidade e do tipo de câncer e pode incluir quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia.

Centro Integrado de Oncologia

Para oferecer o melhor atendimento para os casos de linfoma e para os demais tipos de câncer, o Hospital Mãe de Deus conta com o Centro Integrado de Oncologia. O CIO entrega a melhor solução aos pacientes oncológicos ao disponibilizar em um único lugar acesso ao médico, a uma equipe multidisciplinar e também, aos serviços de apoio para toda sua jornada: desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento. 

Fonte: Blog Panvel

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
---
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias