CUIDADOS NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO EM MEIO À PANDEMIA

Paciente oncológico Bruno Giusti não interrompeu seu tratamento, mesmo em meio à pandemia.

No contexto de pandemia do Coronavírus, aumenta a necessidade de conscientizar os pacientes com doenças crônicas para não interromperem seus tratamentos e não colocarem sua saúde em risco. Reforçando precauções contra contaminação, desde o início do surto, os ambientes do Hospital Mãe de Deus foram adaptados, separando fluxos de entrada entre pacientes suspeitos de Covid-19 e outras doenças.

Em tratamento desde 2012, Bruno Giusti, 65 anos, morador de Bom Princípio, Rio Grande do Sul, não faltou a uma sessão ou consulta e segue realizando os exames e procedimentos necessários para fortalecer sua saúde. Paciente da oncologia, Bruno explica que, mesmo durante a pandemia Covid-19, segue confiante: “Sem os devidos cuidados não vamos a lugar nenhum. Temos de usar a máscara, manter a distância das pessoas, fazer como recomendam as autoridades de saúde, lavar bem as mãos e usar álcool gel com frequência”.

Pensando em outros pacientes, Bruno garante que “é necessário persistir e seguir firmes, manter a fé e fazer o tratamento que o médico indica.” Segundo ele, o fato de estarmos passando por uma pandemia não mudou o atendimento no hospital: “A disposição das equipes, a guarida e a boa vontade continuam iguais”.

O médico Alan Azambuja, Gestor do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus, responsável pelo paciente, ressalta que a proteção com os doentes e com a equipe de atendimento segue reforçada e com a adaptação de procedimentos: “Mantemos o ritmo e acrescentamos cuidados. Além do uso dos equipamentos de segurança, da disponibilidade de álcool gel e outras medidas de proteção local, avaliamos dia a dia a necessidade de comparecimento nas unidades. Fazemos consultas pelo telefone e agilizamos a solicitação de exames. Cada caso é acompanhado de perto e cuidamos para proteger todos os pacientes”.

Localização fora do prédio hospitalar

O Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus está localizado em um edifício externo à estrutura hospitalar – na Rua Costa, 30. Nele, estão localizados os consultórios clínicos e a área de quimioterapia e imunoterapia. Já os pacientes em tratamento de radioterapia são atendidos na Unidade da Av. Orfanotrófio, 299, em espaço amplo e com estacionamento. A Emergência do Hospital, na avenida José de Alencar, segue disponibilizando um fluxo diferenciado e com médicos oncologistas disponíveis para atender pacientes com câncer ou com suspeita de doença.

Também continuam sendo realizadas, pela equipe médica multidisciplinar, as reuniões para discussão de casos oncológicos. Agora por videoconferência, os encontros são, nas palavras do Dr. Alan “reuniões de diferentes especialistas para alcançar um olhar abrangente sobre cada caso, um compromisso periódico que é um diferencial da equipe do Hospital Mãe de Deus na região. Uma prática que busca entregar ao paciente nossa missão de resolver”.

Toda Saúde Importa

Conheça todas as iniciativas do Hospital para atender com mais segurança todos os pacientes. Clique e saiba mais!   

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

SAE: uma nova era para a enfermagem

Com o objetivo de padronizar todos os processos de cuidado que envolvam a assistência de Enfermagem o SAE permite visualizar, de maneira digital, o histórico da jornada do paciente dentro da instituição, desde a coleta de dados a avaliação, permitindo acompanhar a evolução do cuidado que está sendo prestado.