Conheça o papel do assistente social dentro de um hospital

Você sabe qual o papel do assistente social dentro de um hospital? Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

Os profissionais da área trabalham em conjunto com a equipe multidisciplinar, família, convênios e políticas públicas, articulando com todas as frentes e interlocutores necessários para permitir a desospitalização da maneira mais adequada e segura. Para isso, a partir de um olhar integral do paciente, eles compreendem as demandas de forma ampla, se envolvendo desde o início do atendimento, trazendo mais agilidade e resolubilidade para o processo. Ao oferecer as orientações e realizar os encaminhamentos necessários, contando com os mais diversos pontos da rede de apoio, esse trabalho busca a condução de uma transição do cuidado mais segura e qualificada.

Entre as ações desenvolvidas estão a avaliação do contexto socioeconômico, elaboração de relatórios sociais, articulações com a rede privada e com os mais variados pontos da rede pública (Ministério Público, saúde mental, previdência social, serviços do SUS, entre outros).

O que é o Serviço Social?

O Serviço Social atua no campo das políticas sociais, opõem-se ao assistencialismo através de uma prática que visa à expansão dos direitos e a emancipação da sociedade. Atua com pessoas em situação de vulnerabilidade, independente do poder aquisitivo. A profissão é regulamentada no Brasil, só pode ser exercida por assistentes sociais, devidamente inscritos no conselho regional da especialidade, tendo competências e atribuições privativas e específicas. Ela é considerada pela ONU uma das 5 profissões mais importantes para contribuir no processo de desenvolvimento social e superação das desigualdades no mundo.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.