Centro Integrado de Oncologia adquire touca inglesa que reduz a queda de cabelo durante tratamento

A crioterapia auxilia na diminuição da queda de cabelo, resultante do tratamento.

A queda de cabelo pode ser um dos momentos mais sensíveis e difíceis para os pacientes com câncer. Além de afetar a autoestima, esse processo mexe com a identidade de cada pessoa, podendo levar à depressão e à desistência do tratamento. Para oferecer uma alternativa para esse público, o Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus (CIO) possui um novo equipamento que combate esse problema: a Touca Inglesa Paxman.

Entenda como funciona o tratamento com crioterapia capilar

A crioterapia capilar é uma tecnologia segura e com eficácia comprovada, apresentando bons resultados, que variam de acordo com cada organismo e tipo de medicamento usado. Utilizando uma touca com um circuito de líquido gelado que chega a cerca de -4ºC, realiza-se o resfriamento do couro cabeludo a uma temperatura em torno de 18°C, diminuindo o fluxo sanguíneo na área e, consequentemente, a passagem do quimioterápico e a sua absorção, evitando a destruição dos folículos.

“A touca inglesa da Paxman é a única aprovada pela Anvisa no Brasil e comprovadamente reduz a alopecia, a queda de cabelo significativa durante a quimioterapia. Certamente, é um acréscimo importante à jornada dos nossos pacientes e ficamos muitos felizes e satisfeitos com a aquisição do aparelho aqui pelo Centro Integrado de Oncologia, pois sabemos que manter uma qualidade de vida satisfatória é fundamental durante o período dos tratamentos oncológicos”, explica o coordenador médico do CIO, Dr. Jairo Lewgoy.

O processo inicia 30 minutos antes da infusão dos quimioterápicos, com o paciente permanecendo com o equipamento durante toda a administração do medicamento e até uma hora e meio após a sua conclusão. A tecnologia não é indicada apenas em algumas situações especiais que são explicadas durante a consulta médica.

“A questão capilar é um ponto muito sensível, que influencia a vaidade e até as relações sociais. A gente escuta muitas histórias nesse sentido. Por isso, essa é uma opção tão importante na assistência de uma forma integral e que oferecemos agora para os nossos pacientes”, ressalta a enfermeira coordenadora do CIO, Natalia dos Santos.

Primeira paciente beneficiada com a crioterapia no HMD conta a sua história

Aquela sensação de frio na cabeça acompanhada pela apreensão por passar por um procedimento novo não foram capazes de tirar a simpatia da Karin Caselli, a primeira paciente a se beneficiar com essa tecnologia no Hospital Mãe de Deus. Confira o depoimento dela sobre esse momento.

“Foi o meu marido quem viu esse sinalzinho, parecia uma espinha. A última coisa que pensamos que poderia ser era um câncer de mama. Eu logo procurei o Dr. Alan (Azambuja) e, após a realização de exames, a cirurgia e a definição pela quimioterapia, ele disse que essa touca tinha chegado. A minha mãe ficou bastante emocionada, pois ela estava preocupada com essa parte. A ciência para mim é todo o pensamento do bem, é a virtude. Para mim, Deus está nela. Acredito que todo esse trabalho dos médicos, pela ciência, ajuda muito a melhorar essa questão da autoestima. Fico feliz que, ao contar a minha história e participar desse momento, possa auxiliar e conscientizar outras pessoas”, explica Karin.

Entre em contato com o Hospital Mãe de Deus através dos canais de comunicação online e entenda nossas possibilidades de tratamento para câncer.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Serviços afetados em decorrência do temporal

Em decorrência da forte chuva do final da tarde desta quarta-feira (26), que provocou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente, no bairro Menino Deus, houve o alagamento dos acessos ao Hospital Mãe de Deus pela Rua Costa, afetando algumas áreas da Instituição. Confira os serviços afetados.

Hospital Mãe de Deus realiza primeira crioablação para tratamento de metástase óssea

Possibilitar a remoção destruição de tumores de maneira segura e sem cortes, trazendo uma recuperação mais rápida e com menos chances de complicações. Esse é o objetivo da crioablação (destruição por congelamento) guiada por tomografia. Após a utilização da técnica em casos de câncer renal, agora, a equipe do Hospital Mãe de Deus realizou o primeiro procedimento para tratamento de um tumor ósseo.