CÂNCER DE PRÓSTATA: EQUIPE DA FÍSICA MÉDICA É DESTAQUE EM PERIÓDICO INTERNACIONAL

Artigo científico foi destaque no periódico Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences

A equipe da Física Médica da Unidade de Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus publicou artigo científico em um importante periódico da área. 

O trabalho publicado visa verificar quais são as reais influências no tratamento dos pacientes de câncer de próstata quando utilizado uma ferramenta de planejamento chamada Normal Tissue Objective (NTO). O NTO é um algoritmo de otimização, vinculado ao sistema de planejamento utilizado na Unidade de Radioterapia, e têm a função de reduzir exponencialmente a dose nos órgãos adjacentes ao tumor preservando ainda mais os tecidos sadios e diminuindo possíveis toxicidades. 

A análise dos dados foi realizada com diversos planos de tratamento e diferentes estadiamentos dos pacientes com câncer de próstata atendidos na Unidade. A comparação entre os planos, aplicando o NTO e sem o uso do NTO, foi feita através dos índices de conformidade e homogeneidade que estabelecem a qualidade dos planos de radioterapia. Os resultados mostraram que o decaimento exponencial da dose realmente acontece quando empregada a ferramenta de NTO e que seu uso centraliza os pontos de maior intensidade de dose dentro do volume tumoral na próstata do paciente e com isso entregamos maior qualidade no tratamento, destacam os físicos médicos William Trinca e Ademar Caldeira. 

Este trabalho é o resultado das iniciativas de busca constante por qualidade e eficiência no tratamento dos pacientes atendidos na Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus. 

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

SAE: uma nova era para a enfermagem

Com o objetivo de padronizar todos os processos de cuidado que envolvam a assistência de Enfermagem o SAE permite visualizar, de maneira digital, o histórico da jornada do paciente dentro da instituição, desde a coleta de dados a avaliação, permitindo acompanhar a evolução do cuidado que está sendo prestado.