CÂNCER DE PRÓSTATA: EQUIPE DA FÍSICA MÉDICA É DESTAQUE EM PERIÓDICO INTERNACIONAL

Artigo científico foi destaque no periódico Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences

A equipe da Física Médica da Unidade de Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus publicou artigo científico em um importante periódico da área. 

O trabalho publicado visa verificar quais são as reais influências no tratamento dos pacientes de câncer de próstata quando utilizado uma ferramenta de planejamento chamada Normal Tissue Objective (NTO). O NTO é um algoritmo de otimização, vinculado ao sistema de planejamento utilizado na Unidade de Radioterapia, e têm a função de reduzir exponencialmente a dose nos órgãos adjacentes ao tumor preservando ainda mais os tecidos sadios e diminuindo possíveis toxicidades. 

A análise dos dados foi realizada com diversos planos de tratamento e diferentes estadiamentos dos pacientes com câncer de próstata atendidos na Unidade. A comparação entre os planos, aplicando o NTO e sem o uso do NTO, foi feita através dos índices de conformidade e homogeneidade que estabelecem a qualidade dos planos de radioterapia. Os resultados mostraram que o decaimento exponencial da dose realmente acontece quando empregada a ferramenta de NTO e que seu uso centraliza os pontos de maior intensidade de dose dentro do volume tumoral na próstata do paciente e com isso entregamos maior qualidade no tratamento, destacam os físicos médicos William Trinca e Ademar Caldeira. 

Este trabalho é o resultado das iniciativas de busca constante por qualidade e eficiência no tratamento dos pacientes atendidos na Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus. 

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.