CÂNCER DE PRÓSTATA: EQUIPE DA FÍSICA MÉDICA É DESTAQUE EM PERIÓDICO INTERNACIONAL

Artigo científico foi destaque no periódico Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences

A equipe da Física Médica da Unidade de Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus publicou artigo científico em um importante periódico da área. 

O trabalho publicado visa verificar quais são as reais influências no tratamento dos pacientes de câncer de próstata quando utilizado uma ferramenta de planejamento chamada Normal Tissue Objective (NTO). O NTO é um algoritmo de otimização, vinculado ao sistema de planejamento utilizado na Unidade de Radioterapia, e têm a função de reduzir exponencialmente a dose nos órgãos adjacentes ao tumor preservando ainda mais os tecidos sadios e diminuindo possíveis toxicidades. 

A análise dos dados foi realizada com diversos planos de tratamento e diferentes estadiamentos dos pacientes com câncer de próstata atendidos na Unidade. A comparação entre os planos, aplicando o NTO e sem o uso do NTO, foi feita através dos índices de conformidade e homogeneidade que estabelecem a qualidade dos planos de radioterapia. Os resultados mostraram que o decaimento exponencial da dose realmente acontece quando empregada a ferramenta de NTO e que seu uso centraliza os pontos de maior intensidade de dose dentro do volume tumoral na próstata do paciente e com isso entregamos maior qualidade no tratamento, destacam os físicos médicos William Trinca e Ademar Caldeira. 

Este trabalho é o resultado das iniciativas de busca constante por qualidade e eficiência no tratamento dos pacientes atendidos na Radioterapia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus. 

TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

CLIQUE ABAIXO:

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Silvana Porto Alegre Schmidt
Fone: (51) 3213-8852
Celular: (51) 99992-4514
silvana.schmidt@aesc.org.br

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

Hospital Mãe de Deus suspende temporariamente serviços na Unidade Carlos Gomes

Nos últimos dias a batalha contra a Covid-19 se intensificou e colocou todo o sistema de saúde no seu limite de atendimento, o que exige de todos decisões dinâmicas. Em decorrência do cenário apresentado neste momento, faz-se necessária a suspensão temporária dos serviços de Bloco Cirúrgico e Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia ofertados na Unidade Carlos Gomes (com exceção da hemodiálise, que permanece aberta), a partir de 1º de março (segunda-feira).