Alteração do quadril e ossos de jovens atletas identificada por ressonância é tema de artigo científico


A utilização da ressonância para identificação precoce de lesões em atletas profissionais e amadores de alto nível tem sido adotada pelo coordenador da Radiologia do Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcelo Abreu. Esta iniciativa já resultou em trabalhos científicos sobre achados precoces de impacto no quadril em 60 atletas de futebol amador em treinamento nos clubes de futebol profissional da Capital na faixa etária entre 12 a 18 anos. “Através das imagens de ressonância magnética conseguimos mapear alterações muito precoces dos ossos do quadril e cartilagem, que podem levar à artrose de quadril”, explica.

O trabalho serviu de base para pesquisa e tema de mestrado do Dr. Anthony Kerbes Yépez, ortopedista em quadril do Hospital Mãe de Deus, divulgada recentemente na Revista Brasileira de Ortopedia, a mais respeitada publicação da área no País e editada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia. Coordenado pelo dr. Roberto Galia, da UFRGS, o trabalho científico utilizou as imagens feitas pelo Dr. Marcelo Abreu. “A aplicação de exames mais rápidos e resolutivos nos pacientes favorece a detecção precoce de lesões do sistema musculoesquelético, prevenindo sua evolução para afecções mais graves como artrose”, afirma Dr. Abreu.

Na época, os atletas que foram identificados com lesões foram submetidos à modificação do treinamento e preparação física para prevenção de lesões.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.