Notícias
Voltar para a listagem28/04/2025
O Hospital Mãe de Deus marcou um importante avanço para a cardiologia brasileira ao realizar, pela primeira vez na região Sul e em um hospital privado no País, o uso do dispositivo IVAC2 durante um procedimento de angioplastia de alta complexidade. Esta é apenas a segunda vez que a tecnologia é utilizada no Brasil.
O IVAC2 é um dispositivo de assistência ventricular percutânea que atua como um “coração artificial temporário”, mantendo a circulação sanguínea mesmo quando o coração está extremamente comprometido. Essa tecnologia proporciona mais segurança em procedimentos de alto risco, como a revascularização coronária.
A inovação foi fundamental para a realização do implante de stent coronário em um paciente com função cardíaca severamente comprometida, que não teria condições de suportar o procedimento sem esse suporte mecânico.
A intervenção foi conduzida pelo cardiologista intervencionista Dr. Alexandre C. Zago e obteve um resultado excelente: o paciente apresentou boa recuperação e recebeu alta apenas dois dias após o procedimento.
Até então, o IVAC2 havia sido utilizado no Brasil somente em um treinamento da equipe da empresa desenvolvedora do dispositivo. A realização bem-sucedida do procedimento no Hospital Mãe de Deus reforça o compromisso da instituição com a inovação e a excelência em cuidados de alta complexidade.