Centro Integrado de Medicina do
Exercício

  • CONHEÇA O CIME
  • ONHEÇA OS PROGRAMAS
  • ONDE ENCONTRAR

O CIME, Centro Integrado de Medicina do Exercício, foi inaugurado em 1997, inicialmente tendo como modelo o Programa de Reabilitação Cardíaca desenvolvido há mais de 30 anos no Hospital Mãe de Deus.

Atualmente, abrange os vários segmentos da Medicina do Exercício:

  • Exercícios físicos na prevenção e no tratamento de doenças crônicas degenerativas, especialmente as cardiovasculares e metabólicas;
  • Orientação e controle dos fatores de risco cardiovasculares (FRC): hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), obesidade e sobrepeso, tabagismo, alterações de colesterol e triglicerídeos, estresse e sedentarismo;
  • Exercício físico na recuperação e no controle das alterações músculo-esqueléticas.
  • Promover a saúde e o manejo do estresse;
  • Produzir conteúdo científico e disseminar o conhecimento.

O trabalho desenvolvido pelo CIME é multidisciplinar, oferecendo programas de exercício personalizados, elaborados a partir das necessidades específicas de cada cliente, identificadas na avaliação inicial, desenvolvida por profissionais médicos, educadores físicos ou fisioterapeutas e nutricionistas. Os exercícios são realizados em ambiente acolhedor e descontraído, projetado e climatizado para assegurar conforto e segurança durante as sessões.

São realizados os chamados rounds, reuniões semanais de equipe nas quais cada caso é analisado e nas quais ocorrem apresentações de artigos e aulas de atualização científica.

O CIME recebe alunos de estágios curriculares das Escolas de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Centro Universitário Metodista IPA, do Curso de Especialização em Medicina e Ciências do Exercício e Esporte da Universidade de Caxias do Sul e Universidade Corporativa Mãe de Deus, e serve de área de formação para os Residentes em Medicina Esportiva (UCS-UCMD) e Cardiologia (HMD-SBC).

Cerca de 60% dos clientes que chegam ao CIME são indicados por seus médicos devido à alguma doença ou pré-disposição cardíacas e/ou crônico-degenerativas, como hipertensão, coronariopatias, diabetes, obesidade e osteoporose.

O CIME é referência em Reabilitação Cardíaca e na Prevenção de Doenças Cardiovasculares e Metabólicas. Na nossa experiência, comprovamos que a atividade física realizada com prescrição responsável e supervisão competente transforma-se em aliada na prevenção e na reabilitação de doenças. Estudos mostram uma redução importante dos fatores de risco cardiovasculares, com redução da morbidade e mortalidade cardiovascular (em torno de 25 a 30%). A melhora da capacidade física demonstrada (20 a 30%) tem relação inversa com os riscos e a mortalidade, determinando um fator de proteção à saúde.

Fatores que sustentam a eficácia do CIME:


  • Competência técnica integrada à atenção ao cliente;
  • Padronização dos programas baseada em evidências científicas;
  • Respeito pela condição individual do cliente;
  • Interação permanente com o médico assistente.

  • Reabilitação cardíaca

    O Programa de Reabilitação Cardíaca objetiva o pronto restabelecimento após um evento cardíaco (infarto do miocárdio, angioplastia ou cirurgia de revascularização e insuficiência cardíaca entre outros) através de atividade física supervisionada, devolvendo as funções prejudicadas pela doença.

    Ao ingressar no Programa, as avaliações iniciais permitirão a elaboração do plano de treinamento físico: cardiorrespiratório, reforço muscular e flexibilidade.

    Durante as sessões, há o acompanhado do médico, educador físico ou fisioterapeuta que orientará a execução dos exercícios dentro dos limites fisiológicos do paciente e com o acompanhamento dos indicadores de saúde (pressão arterial, peso, circunferência abdominal, etc.). Esses dados, associados à avaliação inicial, permitirão a evolução adequada do treinamento e a definição das estratégias para manutenção de um estilo de vida mais saudável.

    O programa é constituído por três fases: inicial, intermediária e avançada. A reavaliação aos três meses possibilita a progressão das fases, direcionando para resultados que permitam o retorno do cliente às suas atividades normais ao final dos seis meses. O Programa poderá estender-se por mais tempo.

    Nesse programa, o médico permanece em atenção constante ao cliente durante as sessões de exercícios controlando a intensidade do treino através do Monitoramento de Frequência Cardíaca e do relatório das atividades realizadas.

    Programa de Redução de Peso

    Duração: 3 ou 6 meses.

    O Programa de Redução do Peso é indicado a pessoas com excesso de peso ou obesas. A obesidade, definida como acúmulo excessivo de gordura corporal, acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos e está associada ao aumento de hipertensão, diabetes, doença arterial coronariana (DAC) e outras doenças crônicas.

    Realizado sob supervisão médica, por especialistas em exercício e nutrição, baseia-se em:
    1) Exercício físico;
    2) Reeducação alimentar;
    3) Aquisição de estilo de vida saudável.

    O PROGRAMA VISA

    • Redução do peso corporal (gordura) e melhora dos fatores de risco associados;
    • Estimular a autonomia dos participantes para modificação permanente dos seus hábitos;
    • Motivar para a prática regular de exercícios físicos;
    • Aumentar o conhecimento referente ao controle do peso corporal e adequar o padrão de consumo alimentar.

    ETAPAS DO PROGRAMA:

    1. AVALIAÇÕES
    • Para ingressar no programa serão necessárias avaliações médica, física e nutricional para definição das prescrições dietética e de exercícios físicos;
    • Quinzenalmente realiza-se consulta de acompanhamento nutricional, verificação do peso e circunferência abdominal.
    • Ao final do Programa serão realizadas as reavaliações acima descritas para avaliar os resultados atingidos.

    2. ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

    Quinzenalmente, serão realizadas consultas nutricionais visando: controle do peso, ajustes no plano alimentar e esclarecimento de dúvidas abordando os seguintes temas:
    a) Técnica dietética para diminuir o teor de calorias e gordura no preparo dos alimentos.
    b) Foco na redução de gordura na região do abdômen.
    c) Como manter o peso atingindo (alimentando-se fora de casa e fazendo compras no supermercado).

    3. INTERVENÇÃO DIETOTERÁPICA

    • Prescrição de plano alimentar individualizado;
    • Restrição energética moderada (déficit de 550 a 1100 Kcal / dia);
    • Perda ponderal: 0,5 - 1,0 Kg / semana.

    4. PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

    A atividade física com adequadas intensidade, duração e freqüência têm um efeito favorável na redução e distribuição da gordura corporal.
    Serão realizadas atividades 4 ou 5 vezes por semana, com duração de 60 a 90 minutos, divididos entre exercícios aeróbicos (esteira ou bicicleta ergométrica), treino muscular localizado e alongamentos.

    Avaliação para a prática de exercícios

    Antes de ingressar em qualquer um dos programas de exercícios oferecidos pelo CIME, o cliente realiza três avaliações iniciais: médica, física e nutricional.

    Avaliação Médica

    A avaliação médica avalia o perfil clínico, estratifica os fatores de risco cardiovasculares, as possíveis alterações do aparelho locomotor e o nível de prática de exercícios físicos.

    Os principais Fatores de Risco Cardiovasculares (FRC) são: idade, sexo, histórico familiar de cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes mellitus, alterações de colesterol e triglicerídeos, obesidade, tabagismo, estresse e sedentarismo. Os FRC são constatados através da anamnese (entrevista na qual o médico busca obter informações do paciente relevantes ao tratamento), exames físicos e complementares.

    Dentre os exames complementares, além do de sangue, o Teste de Esforço (ou Ergométrico) é muito importante para o diagnóstico e, especialmente, para avaliar e orientar quanto ao desempenho físico

    Avaliação Física

    A avaliação física é constituída por medidas cineantropométricas (dobras cutâneas, perímetros musculares e diâmetros ósseos) para definição da composição corporal, avaliação postural, testes de flexibilidade, resistência e força muscular.

    Avaliação Nutricional

    A avaliação nutricional compõe-se de anamnese alimentar, na qual é realizada uma entrevista minuciosa para o conhecimento da história dietética, dos hábitos alimentares e de vida do cliente, colhendo dados necessários à elaboração do plano alimentar. Posteriormente, é realizada a prescrição dietoterápica, com a elaboração de um plano alimentar individualizado.

    As avaliações médica, física e nutricional são integradas para:

    Determinar metas: a fim de prescrever um programa adequado às condições e limitações de cada pessoa. As metas são o controle dos FRC, melhora da capacidade funcional, ganho de resistência e força muscular, melhora da flexibilidade, perda de gordura corporal, treino postural, reeducação alimentar entre outros.

    Recomendações quanto ao treinamento: a partir dos resultados obtidos, o tipo, a frequência semanal, a duração e a intensidade dos exercícios são prescritos pelo médico e educadores físicos. As avaliações indicam o tipo de acompanhamento profissional ideal para o cliente durante as sessões de exercícios.

    Acompanhamento:nas sessões serão medidos indicadores de saúde e desempenho. Além da evolução diária em relação ao prescrito, as reavaliações ocorrerão para avaliação de desempenho e adequação do programa previamente definido.

    Prevenção de Doenças Cardiovasculares e Metabólicas

    O Programa de Prevenção Cardiovascular e Metabólico (PCVM) destina-se àqueles com mais de dois Fatores de Risco Cardiovasculares (FRC) e/ou portadores da Síndrome Metabólica.

    O objetivo deste programa visa à redução da maior parte dos FRC modificáveis (obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, alteração de colesterol e triglicerídeos, tabagismo, estresse e sedentarismo), buscando o menor risco possível, o autocontrole e um estilo de vida mais saudável.

    O controle dos FRC é o principal objetivo deste programa, com o controle sistemático ocorrendo a cada três meses, objetiva o alcance das metas num prazo de seis a 12 meses. As sessões são supervisionadas por médico e orientadas por educadores físicos.

    Condicionamento Físico

    Programa destinado a indivíduos saudáveis, de todas as idades, que desejam praticar atividade física com orientação especializada. Visa à melhora do condicionamento físico, cardiorrespiratório e muscular.

    Importante após fisioterapia de cirurgias e/ou tratamento de lesões, bem como no preparo para práticas esportivas de lazer, mas que necessitam de maior demanda energética, como esportes coletivos e individuais.

    Nas sessões são realizados exercícios aeróbicos, de reforço muscular, alongamento e de relaxamento.

    Ginástica para a Coluna

    É indicado para pessoas com dores na coluna que realizam atividades repetitivas e com sobrecarga ou que necessitam corrigir a postura. Visa o fortalecimento da musculatura de apoio da coluna (abdômen, glúteos, dorsais, ombros) e das articulações. Parte do treino são alongamentos das principais cadeias musculares que influenciam na postura, no equilíbrio e na flexibilidade.

    Manejo do Stress

    Tai Chi

    O Tai Chi é uma modalidade de arte marcial praticada com o objetivo de atingir uma maior integração entre o corpo e a mente. É recomendado por ser de execução lenta e sem impacto, melhorando o equilíbrio, coordenação motora, força, resistência, flexibilidade e ainda, proporciona relaxamento físico e mental.

    Shiatsu

    O Shiatsu é uma terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo. Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.

    Massoterapia

    Massoterapia é o conjunto de toques exercidos com as mãos com finalidade terapêutica, anti-estresse e relaxante. Proporciona alívio de dores musculares e estimula a circulação sanguínea e linfática.

    Ginástica Laboral

    A ginástica laboral é a atividade física orientada e praticada durante o expediente de trabalho. Auxilia na reeducação postural, na melhora da consciência corporal e na prevenção de doenças como LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho). Pode reduzir o absenteísmo e melhorar a produtividade. Além dos benefícios físicos, a ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos e motivação aos trabalhadores.

    Avaliação e orientação para a prática de exercícios físicos na empresa

    A equipe vai à empresa para avaliar os colaboradores, a fim de orientar para a prática de exercício de maneira segura e adequada. O condicionamento físico pode ser desenvolvido nas dependências da empresa, no CIME ou em locais conveniados com a empresa.

    Gestão da saúde dos executivos

    Programa desenvolvido “In company” atua na melhora do condicionamento físico dos executivos, interferindo positivamente sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

    As pesquisas mostram elevados níveis de estresse, colesterol e sobrepeso entre os executivos brasileiros e ações em saúde preventiva que estimulam a aquisição de hábitos saudáveis (exercício físico, dieta equilibrada, lazer...) possuem uma alta taxa de retorno, diminuindo o afastamento e descontinuidade nos negócios. Determina maior disposição, nível de satisfação e comprometimento do executivo com a empresa.

    CIME – Centro Integrado de Medicina do Exercício
    Avenida Praia de Belas, 2170 - Menino Deus
    Porto Alegre, RS
    Telefones: (51) 3232.5952 / 3230.2674
    E-mail: cime@maededeus.com.br

    Gestor Médico

    • Dr. Felix Albuquerque Drummond

    Médicos

    • Dr. Horácio Cavalcante C. Silva
    • Dr. Marcelo Vanoni
    • Dra. Rita Beatriz Frias
    • Dr. Rodrigo Hoffmeister Silva

    Educadores Físicos

    • Christiane Balestrin
    • Douglas Soares
    • Ester Rei de Oliveira
    • Jairo de Oliveira Ribeiro
    • Milton Fonseca
    • Paula Ximenes Londero
    • Tânia Theves

    Nutricionista

    • Samira Fagherazzi