Hospital Mãe de Deus lança Núcleo de Mieloma Múltiplo e Amiloidose

O tratamento de doenças complexas exige a combinação de alta tecnologia com equipe médica e assistencial especializada. Esse é o caso do mieloma, um tipo de câncer da medula óssea com sinais que podem incluir anemia, perda da função dos rins e lesões ósseas ou fraturas, e a amiloidose, causada pelo acúmulo da proteína amiloide em algum órgão ou de forma sistêmica. Por isso, para oferecer um estrutura completa de investigação, diagnóstico e tratamento de patologias desse tipo, o Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus (HMD) conta agora com o Núcleo de Mieloma Múltiplo e Amiloidose.

Como funciona a nossa jornada?

Com o serviço, o paciente terá disponível uma jornada completa de atendimento. Esse percurso começa com o referenciamento para um dos diversos especialistas do Núcleo, de áreas como Hematologia, Transplante de Medula, Cardiologia, Nefrologia e Neurologia. Em seguida, o caso será discutido em conjunto com a equipe multidisciplinar no Tumor Board,  onde ocorre a definição de um plano terapêutico que, com o auxílio da equipe de navegação do CIO, será monitorado para que ocorra de forma célere e otimizada, reduzindo o número de vindas ao Hospital e garantindo a segurança.

“Somos referência no tratamento do Mieloma Múltiplo e da Amiloidose e, com a formação do núcleo, avançamos com a discussão de todos os casos com uma equipe multiprofissional especializada, que elaborará um plano de tratamento global, podendo ser executado no próprio hospital ou no local mais próximo do paciente e em cooperação com o médico encaminhador. Também agregamos a coordenação do cuidado com a equipe de navegação e o programa enfermeira de referência, com aplicativo para o paciente se comunicar com a equipe e ter seus procedimentos e exames organizados e monitorados de modo a reduzir deslocamentos e aumentar a segurança”, ressalta o hematologista do CIO, Dr. Marcelo Capra.

Diagnóstico e tratamento de ponta

Os diferenciais incluem ainda toda a gama de exames laboratoriais disponíveis, com especialistas locais e suporte da equipe do Laboratório de Genômica da rede Dasa, além de exames de imagem complexos como Ressonância de corpo inteiro e PET-CT.  No âmbito do tratamento, são disponibilizadas quimioterapias, radioterapias, terapias-alvo, transplante de medula e protocolos de pesquisa clínica inovadores e que levam o nome HMD aos maiores congressos e revistas científicas do Brasil e do mundo. Todos esses métodos são validados com inúmeras auditorias e controles de qualidade, garantindo a segurança e eficácia de todos os procedimentos aqui realizados.

“Diversos tratamentos e tecnologias revolucionaram a perspectiva destes pacientes, porém dependem de equipes e exames especializados, o que nem sempre está disponível na rede de saúde geral. Desta forma, o Núcleo tem por objetivo oferecer toda a gama de serviços, integralmente no Hospital Mãe de Deus ou de forma complementar para os pacientes que realizam seu tratamento em outros locais”, destaca o Dr. Capra.

O que é o Mieloma Múltiplo?

O Mieloma Múltiploé um tipo de câncer da medula óssea. Seus sintomas variam bastante, mas, com frequência, incluem anemia, perda da função dos rins e lesões ósseas ou fraturas. Possui um curso crônico e progressivo, sendo que, nos últimos anos, novos tratamentos e exames mudaram este cenário para melhor.

O que é a amiloidose?

A amiloidose é uma doença que possui formas localizadas, restrita a um órgão, em geral rim, coração e nervos periféricos, e mais graves, que acometem vários órgãos e tecidos, sendo chamadas de amiloidose sistêmica, cujo comportamento e tratamento é de uma neoplasia (câncer). As formas localizadas podem ter muitas causas, desde doenças autoimunes, infecciosas até razões hereditárias, demandando exames e profissionais especializados para o seu correto diagnóstico e tratamento. Amilóide é uma proteína anômala que se deposita nos órgãos e tecidos podendo ocasionar sintomas como neuropatia (formigamento, perda de sensibilidade, dor, alteração da percepção da temperatura) em mãos e pés, alterações da função dos rins e insuficiência cardíaca, além de outros sinais. Alterações em exames de sangue (anemia, função renal, coagulação), urina (perda de proteínas) alterações na coagulação e em exames cardíacos, como no eletro e ecocardiograma, também podem levantar a suspeita da doença.

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

Sala de imprensa

Fabíola Bach – Assessoria de Imprensa
Celular: (51) 99952-1462
fabiolaback29@gmail.com

TODAS AS NOTÍCIAS:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais notícias

A vitória do pequeno guerreiro Miguel

O pequeno Miguel nasceu com 655 gramas e medindo 34 cm. Foram 96 dias de angústia para os papais Bianca e Jhonatan vendo-o lutar por sua vida a cada segundo. Os dias foram passando, diversas batalhas foram travadas e o “guerreiro Miguel” foi vencendo cada uma delas até, finalmente, receber alta. Para comemorar esse momento tão emocionante, toda equipe da Maternidade se reuniu e celebrou a alta dele.

Hospital Mãe de Deus marca presença no ASCO GU 2024

Manter-se atualizado diante das inovações tecnológicas de qualquer área é algo essencial para garantir o melhor serviço. E é por isso que o HMD, na figura do Coordenador do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Alan Azambuja, esteve presente no ASCO GU 2024, congresso de maior visibilidade e atualização em Uro-Oncologia.

Limpeza de fachada do Hospital Mãe de Deus

Estamos efetuando a limpeza das fachadas do Hospital Mãe de Deus, incluindo os prédios das ruas José de Alencar, Costa e Grão Pará. O procedimento contará com uma equipe de alpinistas certificados que realizarão hidrojateamento e aplicação de produtos especializados.