Endocrinologia e Metabologia

O Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Mãe de Deus realiza atendimentos em diversas áreas, como diabetes e suas complicações, obesidade, avaliação pré e pós-operatória em cirurgia bariátrica, distúrbios endocrinológicos gestacionais, disfunção tireoidiana, nódulos e câncer de tireóide, neuroendocrinologia, dentre outros.

Contando com uma equipe de profissionais especializados, oferece atendimento a pacientes internados e pacientes ambulatoriais.

    • Atendimento especializado integrado com equipes de multiprofissionais, como Nutrição Clínica e Farmacologia Clínica
    • Protocolos assistenciais padronizados que garantem um tratamento mais seguro
    • Equipe de sobreaviso 24 horas por dia, dando suporte às unidades de internação, CTI, pronto-atendimento e emergência
    • Consultorias e acompanhamento de pacientes internados

Coordenadora Médica

  • Dra. Melissa Barcellos Azevedo

 Equipe

  • Dra. Cassiane Bonato
  • Dra. Denise Rovinski
  • Dra. Elisa Sfoggia Romagna
  • Dra. Laura Fachin Greca
  • Controle da hiperglicemia hospitalar
  • Tratamento da obesidade
  • Tratamento ambulatorial de doenças endocrinológicas
  • Pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica e outras cirúrgicas endócrinas
  • O número de casos de diabetes tipo 2 (DM2) vem aumentando nas últimas décadas, em decorrência do aumento do sedentarismo. Pratique exercícios com frequência.
  • Manter uma boa alimentação, rica em cálcio, e exposição ao sol são alguns dos itens que podem garantir seus ossos por toda a vida. Deve- se evitar sol em excesso ou proteção exagerada, pouco leite na alimentação, alto consumo de refrigerantes, falta de exercícios físicos, consumo reduzido de frutas e legumes e abuso na ingestão de complexos vitamínicos.
  • Infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pé diabético” - uma doença que pode ser evitada. Tais alterações podem causar neuropatia, úlceras, infecções, isquemia ou trombose. Elas começam a ocorrer, em geral, quando as taxas de glicose permanecem altas durante muitos anos. Manter a taxa glicêmica sob controle e fazer exames regulares são fundamentais para evitar tais complicações.

Quais são os sintomas mais comumente encontrados no Hipotireoidismo?

Os sintomas mais comuns são: cansaço, intolerância ao frio, pequeno ganho de peso (apenas 2 a 4 kg), pele e cabelo secos, constipação, irregularidades menstruais.

O que é Síndrome Metabólica?

Os sintomas mais comuns são: cansaço, intolerância ao frio, pequeno ganho de peso (apenas 2 a 4 kg), pele e cabelo secos, constipação, irregularidades menstruais.

O que é Síndrome Metabólica?

A Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome. Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP) - americano. Porém o Brasil dispõe do seu Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica, documento referendado por diversas entidades médicas.

Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:

- Obesidade central - circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
- Hipertensão Arterial - pressão arterial sistólica 130 e/ou pressão arterial diatólica 85 mmHg;
- Glicemia alterada (glicemia 110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;
- Triglicerídeos 150 mg/dl;
- HDL colesterol < 40 mg/dl em homens e < 50 mg/dl em mulheres;

O que é Síndrome dos Ovários Policísticos?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP ou PCOS, sigla em inglês) é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos.

Para ser diagnosticada é preciso que a paciente apresente dois ou três sintomas combinados, e que seja excluída outra patologia. Além disso, o médico deve avaliar sua história clínica e realizar o exame físico. Os sintomas são: aumento do volume ovariano, ausência ou irregularidade da menstruação, ausência de ovulação, aumento de peso, aparecimento de acne, o crescimento de pelos em locais que a mulher normalmente não tem, queda de cabelo, resistência insulínica (RI) e problemas com a fertilidade.

Apesar da SOP ser causa da irregularidade menstrual em 85% das jovens, é um distúrbio que pode se manifestar de diversas formas. Além disso, a SOP está associada com o maior risco para o desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio (tumor localizado na parede interna do útero), doença cardiovascular e diabetes.

O tratamento da SOP deve estar acoplado ao incentivo a uma dieta alimentar e a prática de atividade física, melhorando a resistência insulínica, a fertilidade, regula a ovulação e aumenta a sensibilidade à insulina.

O que é hipogonadismo masculino?

A deficiência androgênica (diminuição da produção do hormônio masculino) está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50%, ou mais, dos homens com 80 anos. Durante o envelhecimento, ocorre uma diminuição lenta e gradual dos níveis de testosterona. Com isso podem surgir sintomas que indicam a necessidade de reposição hormonal em uma parcela dos homens.

Os principais sintomas que podem sugerir a reposição hormonal são: declínio do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e capacidade intelectual; perda de pelos; ganho de peso às custas de gordura; diminuição de massa e força muscular; irritabilidade e insônia; entre outros. Os sintomas não são específicos e podem ocorrer em outras condições, que não a deficiência de testosterona.

A Terapia de Reposição Hormonal Masculina deve ser indicada para todos os homens que apresentam os sintomas de queda hormonal e que não apresentem contraindicações para seu uso. Ela pode ser administrada através de gel, adesivos cutâneos ou injeções. Antes de recorrer à terapia, é necessário que o paciente comprove a queda na taxa de hormônios, através de exames laboratoriais, com acompanhamento médico.

NOTÍCIAS

Neurologia

Hospital Mãe de Deus apresenta o Núcleo de Epilepsia

A epilepsia é uma doença crônica extremamente comum, afetando cerca de 2% da população brasileira. A partir disso, com o intuito de oferecer um atendimento especializado e seguro para esses casos, o Hospital Mãe de Deus conta agora com o Núcleo de Epilepsia, formado por médicos neurologistas especializados na doença.

LEIA MAIS

Relógio em manutenção​

Emergência

24 HORAS

Tempo médio para atendimento
...
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
TRAUMATOLOGIA
Tempo médio para atendimento
...
*Tempo para atendimento médico após abertura do boletim.
*Unidade Av. José de Alencar, 286.

PARA VOCÊ

CENTRAL DE ATENDIMENTO

TELEMEDICINA, AGENDAMENTOS, CONSULTAS E EXAMES​

ONDE ENCONTRAR

Hospital Mãe de Deus
Emergência Oncológica
Rua José de Alencar, 286
Acesso 2
Porto Alegre – RS