Em alusão à passagem do Novembro Azul, o Hospital Mãe de Deus chama a atenção da comunidade sobre a prevenção do câncer de próstata. Para mobilizar o público, aposta no compartilhamento de experiências como diferencial deste ano. Um vídeo lançado nas redes sociais traz o relato de dois pacientes que passaram pelo tratamento contra a doença, destacando a relevância do diagnóstico precoce. No Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens. Se identificada com antecedência, as chances de cura ultrapassam a margem de 95%.

Você já parou para pensar em como a coragem é importante em nossas vidas? Com esta frase, a produção inicia expondo os testemunhos de familiares sobre a determinação dos pacientes Ademir Pozza, aposentado de 69 anos, e Márcio Ruppenthal, empresário de 55 anos. Na sequência, ambos destacam o valor da coragem para quebrar preconceitos e vencer medos a fim de encarar a doença. “O câncer de próstata para o homem é muito comum. Então, tem que encarar de maneira natural”, destaca Márcio. Por sua vez, Ademir ressalta a necessidade de adotar ações preventivas. “Acho que uma coisa que o pessoal deve se preocupar é fazer a coisa certa, que é procurar fazer seu checkup todos anos”.

Ambos os pacientes também destacam o apoio da família como ferramenta fundamental no combate ao câncer de próstata. Márcio resgata a participação de suas filhas durante o processo de tratamento. “Elas acompanharam tudo, todas as explicações, a cirurgia. Foram ao hospital me ver”. Segundo Márcio, esta presença familiar estimula a valorização da vida, mesma opinião de Ademir. “Eu sempre disse: não vou morrer por causa do câncer”.

No final da produção, os pacientes comentam a resistência dos homens à realização dos diagnósticos preventivos, como os exames de próstata. “Quantas vidas se perdem por não terem ido ao médico, por não fazerem o seu checkup? Homens, não precisam ter medo de ir ao médico. Façam seus exames periódicos”, recomenda Ademir. “É muito simples, é rápido. Não dói. Está muito mais ligado à questão do preconceito do que à dor. Tu não sente nada”, complementa Márcio.

Ao compartilhar experiências reais de pacientes, o vídeo estimula com que outros homens sintam-se identificados à causa. Desta forma, o Hospital Mãe de Deus busca quebrar preconceitos e estimular o atendimento preventivo, o que pode ser determinante para o sucesso do tratamento. Além do vídeo compartilhado em diferentes plataformas digitais, como Facebook e WhatsApp, a instituição ainda ativou peças internas como cartazes e materiais gráficos para conscientização do público que trafega pelo complexo do hospital.

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=f2zHsvKYIkI

Informações sobre o câncer de próstata

- a doença é o segundo tipo de câncer com maior incidência entre homens brasileiros;

- se diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam os 95%;

- em seu início, o câncer de próstata cresce lentamente e costuma não transmitir sintomas, o que reforça a importância dos exames preventivos;

- o Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda a realização dos exames preventivos a partir dos 50 anos de idade;