Em sua sexta edição, o encontro Mitos e Verdades do Hospital do Câncer Mãe de Deus abre espaço para o debate focado na prevenção da doença no cotidiano atual. Serão abordadas as principais dúvidas da população sobre o modo de vida e iniciativas que podem fazer a diferença contra o desenvolvimento de tumores. O debate gratuito e aberto à comunidade irá ocorrer dia 29/8, a partir das 19h, no auditório do Hospital Mãe de Deus – Rua José de Alencar, 286, bairro Menino Deus.


Para responder as questões do público, estão confirmados os oncologistas Dr. Carlos Barrios, diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Dr. Sergio Azevedo, Dr. Stephen Stefani e Dr. Fabiano Souza. “Vamos provocar questões comuns do dia a dia que são fatores determinantes no combate à doença, apresentando dados atualizados em uma linguagem simples e direta. Como nas edições anteriores, a proposta do encontro é promover a saúde através da informação”, comenta Dr. Carlos Barrios.

O tema deste ano surge a partir do lançamento do Centro de Prevenção do Hospital do Câncer Mãe de Deus, projeto inovador no país ao englobar especialmente a mudança de comportamento e a detecção precoce da doença. Segundo o gestor do serviço e especialista em epidemiologia, Dr. Fabiano Souza, o público terá a oportunidade de compreender a importância da mudança de hábitos para evitar o surgimento do câncer. “Parar de fumar, praticar atividades físicas ou realizar exames preventivos são iniciativas comuns, mas que precisam ser constantemente debatidas entre a população. Um estilo de vida mais saudável pode ser planejado de acordo com o perfil e o desejo da pessoa. O grande desafio é manter a comunidade motivada e engajada nesta mudança em benefício da prevenção”.

Ainda serão abordados grupos de risco, causas, variações da doença, novas tecnologias e medicamentos, dados de incidência, entre outros pontos. As vagas para o Mitos e Verdades são limitadas. As inscrições podem ser feitas através do telefone 51 3230.2034.

Principais questões do público previstas pera este ano:
- Comer açúcar alimenta ou predispõe o câncer?
- Adoçantes artificiais causam câncer?
- Atitudes positivas ou negativas predispõem ou protegem contra o câncer?
- Aparelhos de celular podem causar a "câncer na cabeça"?
- Produtos naturais podem curar o câncer?
- Se alguém da minha família teve câncer eu terei também?
- Não tenho nenhum familiar com câncer. Isso significa que não terei câncer?
- Antitranspirantes ou desodorante causam câncer?
- O uso de tinta de cabelo aumenta o risco de câncer?
- Superalimentos previnem o câncer?
- Há uma cura milagrosa para o câncer?
- Sutiã com aro causa câncer de mama?
- A poluição atmosférica causa mais câncer de pulmão do que o cigarro?
- Depois de uma certa idade, não adianta parar de fumar pois não haverá benefício para minha saúde.
- Casos como o da Angelina Jolie, de retirar as mamas, são muito frequentes?