A cena é bem comum nesta época do ano: as pessoas aproveitando o verão para começar, ou até mesmo intensificar, algum tipo de atividade física ao ar livre. Embora o sedentarismo seja condenado, a atividade física sem orientação especializada ou sem prévia consulta médica pode também representar um gatilho para problemas sérios, como infartos.

De acordo com o cardiologista Dr. Cícero Baldin, os maiores riscos de infarto estão relacionados à qualquer atividade física extenuante praticada de maneira apenas esporádica ou eventual, principalmente quando realizada de forma intensa e sem orientação. O médico destaca que no Brasil, as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte. Para cada 10 óbitos, três deles ocorrem por problemas cardíacos, sendo o infarto o principal deles. Os índices reforçam a importância de linhas assistenciais especializadas em identificar estas doenças, bem como seus sinais associados, a fim de definir com eficiência o tratamento mais adequado ao paciente.

Triagem Cardiovascular Avançada

Desde o final de 2017, a Emergência do Hospital Mãe de Deus conta a nova área de Triagem Cardiovascular Avançada para atender a demanda da Capital e Região. O setor já possuía salas dedicas a dores no peito, ampliando a partir de então o conceito e o atendimento especializado. Assim, situações como cansaço, falta de ar, palpitações (sensação de batimentos cardíacos alterados) e desmaios, que nem sempre eram reconhecidas como sintomas de doença cardíaca, agora serão observados como tal. A estrutura ainda dispõe para realização imediata de eletrocardiograma, ecografia torácica para exames "point-of-care US", monitorização intensiva, exames laboratoriais de alta sensibilidade para realização imediata e equipe cardiológica especializada.

Para ampliar o atendimento sistematizado aos pacientes com insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e síncope, a nova área da Emergência conta com médicos cardiologistas, filiados ao "Acute Cardiovascular Care of the European Society of Cardiology" (grupo de estudos em cuidado cardiovascular agudo da Sociedade Europeia de Cardiologia), cujos protocolos assistenciais foram customizados para utilização no Hospital Mãe de Deus.

A equipe de emergencistas da instituição também conta com o apoio estratégico de cardiologistas experts em tratamento de situações cardíacas de emergência. Como retaguarda, o Hospital Mãe de Deus oferece o que há de mais moderno em um serviço de cardiologia, com uma estrutura que conta com a sala de tratamento endovascular, sala híbrida com capacidade para realização ao mesmo tempo de procedimentos endovasculares e cirúrgicos, uma das mais modernas do país, onde é realizado também tratamento e diagnóstico de arritmias complexas.

Com uma visão de fluxo intra-hospitalar e linha de cuidado assistencial, o hospital conta com uma unidade de tratamento intensivo cardiovascular e unidade de internação de internação especializada em cardiologia. Através desse projeto, a instituição abre uma nova porta para a comunidade com uma emergência cardiovascular.

 

Fique atento a sinais como:

- falta de ar;

- dores no peito;

- desmaios;

- batimento cardíaco acelerado, fraco ou descompassado;

- tonturas.

Orientação

Procure o atendimento especializado sempre que notar os sintomas acima, principalmente quando ocorrem de maneira nova ou intensa.