Com o intuito de compartilhar informações técnicas e de atendimento para casos de cardiologia e estimular parcerias com a Instituição, o Hospital Mãe de Deus lançará sua primeira plataforma online para especialistas da área da saúde. Denominada Mãe de Deus Online, a inovação colocará toda a expertise e conhecimento da Instituição à disposição dos médicos, principalmente de outras cidades, que pretendem trocar informações e tirar dúvidas sobre casos clínicos. A plataforma será apresentada no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), de 16 a 18/9, em Gramado.

Conforme o gestor do Serviço de Cardiologia do Hospital Mãe de Deus, Dr. Cristiano Jaeger, a iniciativa vai permitir o compartilhamento de informações especializadas de cardiologistas do Hospital Mãe de Deus com um maior número de profissionais a fim de qualificar ainda mais o atendimento, com benefícios para os pacientes. As informações solicitadas através do Mãe de Deus Online serão submetidas a uma curadoria integrada por profissionais da área e, em um prazo determinado, serão respondidas. O acesso à plataforma será feito pelo site do hospital (www.maededeus.com.br), mediante o preenchimento de um cadastro.

O Hospital Mãe de Deus é referência em excelência na área de cardiologia pelo sua atuação. A Instituição diferencia-se com uma eficiente e avançada estrutura desde a sua Emergência, que conta com uma área de Triagem Cardiovascular Avançada para reconhecer o mais rápido possível o tipo de problema cardíaco do paciente. Isto possibilita o diagnóstico rápido e encaminhamento da melhor estratégia de tratamento, gerando melhores resultados.

Para ampliar o atendimento sistematizado aos pacientes com insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e síncope, a Instituição tem uma equipe de cardiologistas filiados ao Acute Cardiovascular Care of the European Society of Cardiology. O Hospital também dispõe de uma diferenciada com sala de tratamento endovascular e sala híbrida com capacidade para realização conjunta de procedimentos endovasculares e cirúrgicos. Na sala híbrida, uma das mais modernas do país, também é realizado o tratamento e o diagnóstico de arritmias complexas. Para completar o ciclo de acolhimento a pacientes cardiológicos, o Hospital conta com uma unidade de tratamento intensivo cardiovascular e unidade de internação especializada em cardiologia.

Congresso

Além do lançamento da plataforma Mãe de Deus Online, o Hospital terá participação ativa no Congresso da Socergs, considerado o terceiro maior do gênero no Brasil. Na edição 2018, o Congresso é presidido pelo Dr. Euler Manenti, cardiologista do Hospital, e a Socergs também tem como presidente um cardiologista da Instituição, Dr. Daniel Silveira. Entre os temas a serem abordados pelos médicos cardiologistas do Hospital Mão de Deus estão ablação da fibrilação atrial para tratamento de arritmias cardíacas, tratamento endovascular de aneurismas da aorta e implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI).