No Brasil, as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte. Para cada 10 óbitos, três deles ocorrem por doenças cardíacas. No Hospital Mãe de Deus, o atendimento ao ataque cardíaco já era prioridade através dos protocolos de dor torácica e, agora, acompanhando as transformações da cardiologia contemporânea, a Emergência possui uma nova área de triagem avançada cardiovascular, em funcionamento desde outubro passado.

O orientador da equipe de cardiologia na emergência, Dr. Euler Manenti, explica que esses protocolos levam em consideração justamente a necessidade de reconhecer o mais rápido possível o tipo de problema cardíaco do paciente que entra na Emergência. Uma ferramenta à disposição é a ecografia torácica e sua aplicação na medicina de emergência, conhecida como Blue Protocol, que permite o diagnóstico rápido e encaminhamento da melhor estratégia de tratamento, gerando melhores resultados. “A emergência já tinha as salas de dor no peito, agora estamos ampliando o conceito e o atendimento”, observa Dr. Manenti. Ele acrescenta que situações como cansaço, falta de ar e desmaios, que nem sempre eram reconhecidas como sintomas de doença cardíaca, agora serão observados como tal e submetidos à ecografia torácica.

Para ampliar o atendimento sistematizado aos pacientes com insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e síncope, a nova área conta com médicos cardiologistas, filiados ao Acute Cardiovascular Care of the European Society of Cardiology, cujos protocolos assistenciais foram customizados para utilização no Hospital Mãe de Deus. Para viabilizar um processo assistencial tão inovador e específico a equipe de emergencistas do hospital conta com o apoio estratégico de cardiologistas experts em tratamento de situações cardíacas de emergência.  Como retaguarda, o Hospital Mãe de Deus oferece o que há de mais moderno em um serviço de cardiologia, com uma estrutura que conta com a sala de tratamento endovascular, sala híbrida com capacidade para realização ao mesmo tempo de procedimentos endovasculares e cirúrgicos, uma das mais modernas do país, onde é realizado também tratamento e diagnóstico de arritmias complexas. Com uma visão de linha de cuidado assistencial, o hospital conta com uma unidade de tratamento intensivo cardiovascular e unidade de internação de internação especializada em cardiologia. O Hospital Mãe de Deus através desse projeto abre uma nova porta para a comunidade com uma emergência cardiovascular.