Congregação

No final do século XIX, passando pela estação de Milão, o bem-aventurado João Batista Scalabrini, Bispo de Piacenza, na Itália, ficou comovido ao ver idosos, homens e mulheres com crianças de colo e outras tantas que por lá caminhavam. Eram migrantes que deixaram sua terra natal com um objetivo: encontrar melhores condições de vida.

Em 25 de outubro de 1895, Scalabrini fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, para atender aos migrantes, fragilizados na sua condição socioeconômica, religiosa e cultural, dedicando-se à saúde, educação, assistência social e catequese. As atividades da congregação no Brasil foram desenvolvidas primeiramente em São Paulo, e num segundo momento, no Rio Grande do Sul. A Congregação está presente em 28 países, nos quais as irmãs, auxiliadas por inúmeros funcionários, têm a missão de levar esperança e gerar mais vida através da orientação apostólico-missionária, em especial aos migrantes.

Em 1º de maio de 1962, as Missionárias Scalabrinianas fundaram, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma entidade civil com personalidade jurídica, de caráter beneficente e filantrópico: A Associação Educadora São Carlos. A entidade tem a finalidade de atender pessoas nas áreas de educação, saúde e assistência social e é a instituição mantenedora do Hospital Mãe de Deus.

Na área da Saúde, a Congregação atua com uma Rede Hospitalar em 3 municípios do Estado (Porto Alegre, Capão da Canoa e Torres), além de uma Rede de Saúde Mental que conta com três CAPS-ad (Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas) Partenon, Vila Nova e IAPI, uma Emergência Psiquiátrica e uma Unidade de Internação feminina (Unidade São Rafael) com 30 leitos em Porto Alegre.

Também mantém programas e projetos de saúde familiar e comunitária.

Beatificação Madre Assunta Marchetti

Nasceu em Lombrici di Camaiore, Lucca (Itália) o dia 15 de agosto 1871. Partiu como missionária para o Brasil com 24 anos de idade e nunca mais voltou à sua terra natal. Morreu entre as órfãs como sempre havia desejado, no dia 1° julho 1948, em Vila Prudente, S. Paulo, SP.

Madre Assunta é a cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. Ela amou intensamente o próximo, especialmente as coirmãs de vocação, dedicando-se com ternura ao cuidado dos mais pequenos entre os órfãos, pobres, doentes e migrantes em diversas cidades de São Paulo e no Rio grande do Sul.

Foi no amor a Jesus eucarístico e a Maria Santíssima que encontrou forças em todos os momentos de sua humilde existência missionária. Serviu como cozinheira, enfermeira, catequista, superiora geral e local.

E, porque foi grande amiga de Deus e do próximo necessitado, podemos invocá-la nas nossas necessidades. 

Saiba Mais

Missão Scalabriniana

 Serviço evangélico e missionário aos migrantes e refugiados.

Valores Congregacionais

Acolhida, solidariedade, fraternidade, promoção humana, disponibilidade, participação, ética, justiça, universalidade.

Linha do tempo

1980
1990
2000
2010

1962

Irmã Maria Jacomina Veronese atende às insistentes solicitações do Padre Luiz Gonzaga Jaeger, capelão do Hospital São Manoel de Porto Alegre, para fundar um novo hospital na capital. Padre Jaeger sugere o nome "Mãe de Deus".

1964

Em 25 de dezembro é efetivada a compra do terreno e do prédio em construção da Avenida José de Alencar.

1965

Em 22 de setembro as Irmãs Carlista-Scalabrinianas iniciam o Ambulatório para atender migrantes e necessitados localizado na pequena casa em frente à construção do Hospital.

1966

No dia 01 de março tem início a construção do prédio do Hospital e Maternidade Beneficente Mãe de Deus.

1972

O Ambulatório é transferido para o interior do Hospital e a Pequena casa que o abrigava é demolida para a construção de acesso.

1973

Iniciam as atividades nos consultórios, ainda em área provisória.

1979

Em 1º de junho é inaugurado o Hospital, com uma celebração Eucarística e a benção por Dom Vicente Scherer.

1979

Em 4 de Junho é realizada a primeira cirurgia do Hospital Mãe de Deus, uma cirurgia plástica facial, pelo Dr. Luiz Henrique Degrazzia e equipe.

1980

O serviço de Emergência é inaugurado.

1981

A Unidade Materno-Infantil é instalada, em janeiro de 1982 é inaugurado o Centro Obstétrico e no dia 2 nasce a primeira criança.

1983

Inauguração da Capela do Hospital Mãe de Deus. Na imagem, a celebração eucarística ministrada pelo Arcebispo Metropolitano Com Claudio Colling e pelo Vigário da Paróquia Menino Deus, Padre Gregório de Nadal.

1983

Em dezembro são instalados o Laboratório Bioclínico Mãe de Deus. Na imagem, visitantes ao laboratório em sua inaguração.

1983

Inauguração do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Reunidas na inauguração Ir. Rosalina Seganfredo, Ir. Ines Rigon, Dra. Noemi, Ir. Beatriz Marcarello, Ir. Maria Jacomina Veronese, Ir. Amélia Pedó e Ir. Ines Favero.

1984

No dia 30 de agosto a Irmã Jacomina do Hospital Mãe de Deus, falece em Brasília.

1984

A unidade de Dependência Química é inaugurada. Na foto, Dr. Vicente Araújo, Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Alcoolismo e Dr. Sergio Bechelli, Secretário substituto da Saúde do Estado ao lado do Dr. Sérgio Ramos, coord. da UDQ e de Dr. Claudio Seferin.

1986

Instalada a Unidade Básica de Saúde Comunitária na Vila Gaúcha, em Porto Alegre. Em 1992 é inaugurado o Centro Comunitário da Vila Gaúcha. Presentes na inauguração Padre Luiz Francisco, Dr. Claudio Seferin (Diretor Executivo do Hospital Mãe de Deus na época), Ir. Celsa Zucco e Comunidade da Vila Gaúcha.

1990

Em dezembro é realizada a cerimônia de inauguração do centro de neonatologia (UTI Netonatal). Na imagem Ir. Domingas Resimini, Chefe do Serviço de Maternidade na época em discurso.

1990

Inauguração do setor de tomografia computadorizada. Dr. Armando Abreu explica à Madre Amélia Pedó o funcionamento do novo equipamento.

1994

Em março é inaugurado novo Centro Cirúrgico com 13 salas.

1994

O Hospital Mãe de Deus passa a disponibilizar exames de Ressonância.

1995

Centenário da Congregação mantenedora do Sistema de Saúde Mãe de Deus, na Igreja Menino Deus com a presença da Diretoria, Pastoral da Saúde, funcionários e comunidade.

1995

Reestruturação da diretoria Hospital Mãe de Deus, Dr. Alberto Kaemmerer, Ir. Teresa Giacomin, Dr. Alceu Alves da Silva, Ir, Jacira Onze, Dr. Claudio Seferin e Ir. Ines Favero

1996

No final de agosto é inaugurado o Centro Clínico Mãe de Deus, considerado o mais investimento no últimos anos, na área de saúde, no Estado.

1996

O Hospital Santa Luzia, localizado em Capão da Canoa, com 90% de atendimentos a pacientes do SUS passa a integrar o Sistema de Saúde Mãe de Deus.

1997

O Sistema de Saúde Mãe de Deus assume o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, localizado em Torres.

2000

Reinauguração da emergência e Plantão Médico.

2000

Inaugurado o Instituto do Câncer Mãe de Deus.

2002

No 7 de julho é inaugurado o Mãe de Deus Center - um centro clínico que reúne em um só lugar um hospital-dia, um centro de medicina diagnóstica e 24 clínicas médicas e odontológicas especializadas.

2002

Instalação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/Hospital Mãe de Deus.

2004

Em dezembro é inaugurada a Universidade Corporativa Mãe de Deus, primeira universidade corporativa da área hospitalar no país.

2004

Em dezembro acontece a celebração dos 25 anos do Hospital Mãe de Deus com missa celebrada por Dom Aloísio Lorscheider.

2005

O Hospital Mãe de Deus amplia em 40% sua capacidade de atendimento, com a inauguração de duas novas Unidades de Atendimento, somando 110 leitos, novas CTIs e a ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem.

2006

Em julho houve mudança na estrutura da Presidência do Hospital Mãe de Deus.

2006

Instalação do Serviço de Epidemologia e Gestão de Risco SEGER.

2007

Em setembro o Instituto do Câncer Mãe de Deus incorpora o COR Mãe de Deus - Centro de Oncologia Radioterápica.

2007

Inagurado o Instituto de Medicina Vascular.

2008

Em junho acontece a abertura da comemoração dos 30 anos do Hospital Mãe de Deus com missa na catedral celebrada por Dom Adeus Grins e almoço de confraternização.

2008

Ampliação e qualificação dos serviços de Hemodiálise.

2008

Instalação do Laboratório de Análises Clínicas Mãe de Deus/DASA - 10º andar.

2009

Instalação e inauguração do PET/CT e tomógrafo de 64 canais.

2009

Implantação de Serviços de Saúde Mental da Rede Pública em Porto Alegre, Um CAPS-ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) no bairro Vila Nova, e outro no bairro IAPI, junto à uma Emergência psiquiátrica com 15 leitos.

2009

Incorporação do Hospital Bom Jesus, em Taquara, ao Sistema de Saúde Mãe de Deus.

2009

Constituição da Diretoria de Ação Social

2009

Em 19 de junho de 2009, através do Convênio com o Hospital Espírita e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, foi aberta a Unidade de Internação feminina para tratamento de dependência química, droga e álcool.

2010

Em julho, incorporação do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, ao Sistema de Saúde Mãe de Deus.

2010

Criação da Escola Superior de Saúde Unisinos Mãe de Deus, parceria entre Unisinos e Hospital Mãe de Deus para oferecer cursos superiores - entre eles mestrados, especializações e MBAs.

2011

Em 7 de janeiros de 2011 Sistema de Saúde Mãe de Deus assume o gerenciamento assistência, administrativo e financeiro do Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas/RS, em convênio de mútua colaboração com a Prefeitura Municipal.

2011

Inauguração da Sala Híbrida, em 10 de fevereiro de 2011, que oferece recursos de uma unidade de hemodinâmica na segurança de um bloco cirúrgico. Na imagem os médicos Dr. Eueler Manenti. Dr. Alcides Zago e Dr. Eduardo Keller Saadi.

2011

Hospital Mãe de Deus assina parceira com Hospital Santa Lúcia de Cruz Alta/RS, em 22 de março de 2011, para compartilhar infraestrutura e tecnologia.

2012

Conclusão a primeira fase de crescimento. O projeto de revitalização do acesso ao Hospital pela Rua Costa, que se estende até a entrada principal na Av. José de Alencar, facilita o ingresso dos pacientes e visitantes, com a interligação do estacionamento e diversos outros serviços.

2012

O Sistema de Saúde Mãe de Deus, firma parceira com a Universidade de Salamanca, Espanha, em conjunto com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Membros da universidade espanhola realizaram visita técnica a várias áreas do Sistema de Saúde Mãe de Deus.

2012

Sistema de Saúde Mãe de Deus inaugurou nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas.

2012

O Sistema de Saúde Mãe de Deus em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inaugurou um nova unidade para o Atendimento a usuários de álcool e drogas, o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras drogas - III (CapsAD III) Paternon/Lomba do Pinheiro.

2012

Lançamento do Instituto de Medicina e Ciências do Esporte Mãe de Deus, uma nova estrutura criada para cuidar da saúde dos atletas e esportistas, promover o ensino e a pesquisa científica na Medicina do Esporte, bem como atuar na prevenção, reabilitação e tratamento de doenças crônicas músculo-esqueléticas da população em geral.

2014

A Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil, também aportou em Porto Alegre e o Hospital Mãe de Deus tornou-se o Hospital Referência para atendimento dos atletas e dos turistas durante a competição esportiva.

2014

Com melhorias nos equipamentos e reforma nos ambientes a CTI Neonatal qualificou a assistência aos recém-nascidos no Hospital Mãe de Deus.

2015

A área de emergência foi amplamente reformada, oferecendo um ambiente mais acolhedor e humanizado para nossos pacientes.

2015

Em 2015 foi dado um grande passo para melhoria na qualidade do atendimento ao paciente oncológico com o lançamento da Emergência especializada.

2016

Foi lançada a primeira fase do Hospital do Câncer Mãe de Deus, especialista em tratamento e combate ao câncer.

Saúde Comunitária

Unidade Básica de Saúde Vila Gaúcha

Com equipe multidisciplinar, esta unidade trabalha na promoção de saúde da comunidade, com atenção especial na medicina preventiva.

Além do atendimento médico (atendimentos de pré-natal, puericultura, acompanhamentos de doenças crônicas e seus agravos, planejamento familiar, entre outros), este serviço oferece à sociedade atendimentos de enfermagem e imunizações.

ONDE ENCONTRAR
Rua Dona Maria, 60
Santa Tereza
Porto Alegre - RS
90850-280

Saúde Mental

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL PARA ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS – CAPS AD III ou CAPS AD.

Os CAPS AD III – Algumas dessas unidades são de atendimento ininterrupto, 24 horas por dia, dispondo de 10 camas para permanência de pacientes por até 15 dias. Já o tipo AD funciona de segunda a sexta-feira num período de 8 horas /dia.

Os CAPS AD estão sob gestão da AESC - Hospital Mãe de Deus, desde 2009, por meio de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Foram implantados conforme diretrizes do SUS para as políticas publicas da saúde mental e atualizados pela Portaria GM/MS nº 130 de 26 de janeiro de 2012.

Contam com qualificadas equipes multiprofissionais, que atuam conforme o projeto técnico de cada serviço em sintonia com a construção do Plano Terapêutico Singular garantindo o acolhimento de pacientes e familiares com apoio da rede social em cada território.

CAPS AD II Vila Nova
Estrada João Vedana, 355
Vila Nova
Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3266.1623

CAPS AD III do IAPI
Rua Valentim Vicentini, S/N
Passo D’areia
Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3289.3459

CAPS AD III do Partenon - Lomba do Pinheiro
Rua Dona Firmina, 144
Bairro Partenon
Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3289.5740

Os CAPS AD atendem de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Pronto Atendimento em Saúde Mental do IAPI

O Centro de Saúde do IAPI (Postão do IAPI) tem como principal objetivo atender pessoas em situações de emergência em transtornos psiquiátricos (esquizofrenia, tentativa de suicídio, depressão, surtos psicóticos, dependentes químicos, entre outros). Localizado junto ao com acesso direto pela Rua Valentin Vincentini, s/n, acesso “A” conta com equipe multidisciplinar qualificada para atendimentos graves nas 24 horas do dia, nos 360 dias do ano.

Está sob gestão da AESC - Hospital Mãe de Deus desde 2009, através de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Seu atendimento é preconizado pelas diretrizes do SUS para as políticas publicas da saúde mental.

Esta unidade possui 15 leitos para permanência de até 72 horas e as transferências são reguladas pela Central de Regulação da SMS/PMPA.

ONDE ENCONTRAR
Rua Valentim Vicentini, S/N Acesso "A"
Passo D’areia
Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3289.3456

Unidade de Internação São Rafael

A unidade de Internação São Rafael está localizada dentro do Hospital Espírita de Porto Alegre, em área exclusiva conforme preconiza o convênio existente com a Secretaria Municipal de Saúde. Com 30 leitos para internação feminina desenvolve programas intensivos de recuperação pelo uso de álcool e outras drogas com uma média de permanência de até 21 dias sob os cuidados de uma qualificada equipe assistencial. A internação nesta Unidade ocorre através das emergências e dos pronto atendimentos de Porto Alegre, sendo todas as transferências reguladas pela Central de Leitos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

ONDE ENCONTRAR
Rua Clemenciano Barnasque, 733
Teresópolis
Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3320.5703

Unidades

Hospital Santa Luzia

O Hospital Santa Luzia, integrante do Sistema de Saúde Mãe de Deus, foi fundado no ano de 1963 pela Congregação das Irmãs Filhas de Santa Maria da Providencia, porém em 10 de setembro de 1996 a Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas de São Carlos Borromeo assumiu o Hospital, atuando até hoje.

Unidade Básica de Saúde Vila Gaúcha

Por meio de um convênio desde 1986 entre a Associação Educadora são Carlos, Hospital Mãe de Deus e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, o trabalho na Unidade Básica de Saúde Vila Gaúcha é desenvolvido por uma equipe composta por dois médicos de família e comunidade, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem

Saúde Mental

São centros que oferecem, através do SUS, um serviço especializado no atendimento de pessoas que buscam tratamento para dificuldades relacionadas ao uso de substâncias psicoativas (tabaco, álcool e outras drogas), atendendo também seus familiares.

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes teve suas obras iniciadas em abril de 1949, com um pequeno auxílio do governo estadual.

Mãe de Deus

Porto Alegre

Outras Cidades