Apresentação

O Serviço de Geriatria do Hospital Mãe de Deus abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens específicas.

É a especialidade médica que se integra na área do cuidado de pessoas idosas para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

Diferenciais

Gerenciamento de doenças crônicas 

Acompanhamento ambulatorial das situações rastreadas no check up, com abordagem multiprofissional e assistência individual e familiar, com plano de cuidados individual e periodicidade pré-estabelecida.

Visita Domiciliar com cuidado global

Acompanhamento no domicílio do idoso, com periodicidade semanal. É indicado para pacientes crônicos com múltiplas doenças associadas, com limitação funcional em decorrência de idade, doença ou desuso ou prejuízo cognitivo associado a quadro demencial.

Equipe Médica

  • Dra. Andressa Alves da Silva
  • Dra. Gislaine Bonardi
  • Dr. Jeferson Prado Ilha
  • Dra. Marylia Spada Vedana

Tratamentos

  • Osteoporose
  • Climatério
  • Demência Senil
  • Depressão do idoso

Perguntas Frequentes

Geriatria é a especialidade médica que trata dos idosos e que previne as doenças da velhice. Gerontologia é a área do conhecimento humano que estuda a vida dos idosos nos seus vários aspectos: saúde, relacionamento sócio-familiar, profissão, qualidade de vida etc.

A atividade física faz com que o idoso se sinta mais animado, aumenta a força muscular e a capacidade cárdio-respiratória (tolerância ao esforço físico). Melhora a qualidade do sono, ajuda as dietas para perda e para ganho de peso, reduz as gorduras no sangue (colesterol e triglicérides), aumenta a densidade do osso e ajuda na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose. Com isso, ocorrem menos infartos, derrames, fraturas, insuficiência renal com diálise etc.

Sim, quando praticados sob supervisão profissional e com orientação médica. Já os exercícios de baixa intensidade (como a caminhada) são seguros e devem ser praticados por todos que não estão com alguma doença aguda ou descompensada.

Labirintite é uma inflamação no labirinto, que um órgão da orelha interna (parte de dentro do ouvido). Muitos acreditam que toda tontura seja causada por labirintite, mas não é verdade, pois esta é apenas uma das várias causas de tontura. Geralmente a labirintite é uma doença auto-limitada (cura sozinha), durando poucos dias, não sendo uma causa de tontura crônica.

Vertigem é a tontura rotatória, ou seja, é a tontura que causa no paciente a sensação de que seu corpo ou o ambiente está girando.

Sistema de saúde Mãe de Deus

Porto Alegre

Outras Cidades