O Hospital Mãe de Deus acredita que o envolvimento e a proximidade dos familiares são fundamentais para a recuperação, por isso, diariamente, a equipe busca prestar serviços que atendam não apenas o paciente, mas também as pessoas próximas a ele. O cuidado e o respeito com todos e que transitam no ambiente hospitalar, e com as mais diferentes crenças, faz parte da essência da instituição.

Orientações sobre internação

Para realizar a internação o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos:

  • CPF e RG, ou carteira de habilitação em que constem esses dados
  • Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuam RG
  • Solicitação de internação fornecida pelo médico, com data, carimbo e assinatura
  • CPF e RG do responsável pelo paciente

O paciente que efetivar a sua internação através de plano de saúde deve apresentar além dos documentos citados, os seguintes:

  • Cartão do convênio
  • Guia de solicitação de internação com diagnóstico, número do CID (Código Internacional de Doenças), Código AMB (referente ao procedimento a ser realizado) e nome do procedimento, carimbo e assinatura do médico
  • Autorização do plano de saúde para a internação e para materiais e medicamentos especiais, se for o caso
  • Recomendamos a todos os pacientes que se internam no Hospital Mãe de Deus algumas orientações para facilitar a estadia no Hospital e evitar transtornos, como:
    • Consultar previamente o seu plano de saúde sobre coberturas e carência
    • Trazer roupas confortáveis e fáceis de vestir
    • Não trazer objetos de valor, como joias, cartões de crédito e alto valor em espécie, pelos quais o Hospital Mãe de Deus não se responsabiliza
    • CPF e RG do responsável pelo paciente

Manual do Paciente

Informações importantes, direitos e deveres do paciente.

Baixar

Hotelaria e Hospitalidade

Conforto e carinho dispensados em todo atendimento.

O Hospital Mãe de Deus é lembrado por seus pacientes pelo conforto e carinho presente em todo atendimento.

Oferece o Serviço de Hospitalidade para seus pacientes e acompanhantes. Esse atendimento personalizado pode ser solicitado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h através do telefone (51) 3230.2364. Para informações aos finais de semana, favor entrar em contato pelo telefone (51) 3230.2107.

A equipe de Concierges está à disposição para auxiliar com os seguintes serviços:

  • Cópias e impressões (máximo 10 unidades por cliente)
  • Chaveiro
  • Motoboy
  • Cabeleireiro, pedicure, manicure e maquiador
  • Floricultura
  • Locação de aparelhos de DVD e notebook
  • Lavanderia
  • Informações – hotéis, cartório e correios
  • Compra de passagens aéreas e rodoviárias
  • Locação de veículos e serviço de táxi
  • Informações turísticas para acompanhantes
  • Aluguel de equipamentos – cadeira de rodas

*Todos os serviços são cobrados à parte e pagos diretamente ao prestador

Rotina

Confira algumas informações sobre a rotina da Hotelaria e Hospitalidade que irão facilitar a estadia no Hospital:

  • Caso autorize o pernoite do acompanhante, a governança passa nos quartos para entregar o kit de roupas de cama e banho
  • Caso a acomodação do paciente no apartamento aconteça após as 21h, o serviço deverá ser solicitado ao posto de enfermagem
  • O buffet de café da manhã é servido na Cafeteria, no Piso Térreo, acesso 1, das 6h30 às 9h30

As refeições dos pacientes são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e orientações do nutricionista. Elas estão incluídas no valor da diária hospitalar e são servidas nos seguintes horários:

  • Desjejum: entre 7h30 e 8h15
  • Colação: entre 9h e 10h (em dietas específicas)
  • Almoço: entre 11h30 e 12h30
  • Lanche: entre 15h e 16h
  • Jantar: entre 18h e 19h
  • Ceia: entre 20h e 20h30

Caso haja necessidade de consumo de algum alimento de origem externa, o serviço de nutrição verificará se ele se enquadra na dieta prescrita e orientará sobre cuidados importantes para a segurança alimentar e a melhor forma de evitar a contaminação no transporte.

Copas nas Unidades de Internação

O Hospital Mãe de Deus disponibiliza atendimento direto na unidade nos horários:

  • Manhã: das 7h30 às 10h15 e das 10h30 às 13h30
  • Tarde: das 14h30 às 17h15 e das 17h30 às 20h40

As copas são equipadas com fornos de micro-ondas para aquecimento das refeições, sempre que necessário. Se houver necessidade de atendimento fora desses horários, a Copa Central está disponível 24 horas por dia, pelo telefone (51) 3230.3021.

Telefones

Chamadas externas: (51) 3230.6260

Geral: (51) 3230.2107

Cafeteria: (51) 3230.3036

Internação: (51) 3230.2365

PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO

No Hospital Mãe de Deus incentivamos que o paciente participe do planejamento do seu tratamento e por isso, disponibilizamos nos quartos um quadro com o Plano Assistencial, com o planejamento de como será o dia do paciente, como exemplo exames que serão realizados e principais orientações.

PRONTUÁRIO À DISPOSIÇÃO

No Hospital Mãe de Deus incentivamos que o paciente internado consulte o seu prontuário e tire possíveis dúvidas. Para isso, é necessário solicitar e combinar um horário com a equipe assistencial.

É importante salientar que o prontuário pertence ao paciente e que, por delegação deste, só poderá ter acesso ao prontuário o médico e o paciente.

Sistema de saúde Mãe de Deus

Porto Alegre

Outras Cidades