Residência

         A Residência Médica constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviços sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, de acordo com a Lei nº 6.932, de 07/07/81.

       Os Programas de Residência Médica têm como objetivos fundamentais e indivisíveis: aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico do médico, melhoria da assistência médica à comunidade nas áreas profissionalizantes, sendo necessário para tal, que o médico residente cumpra integralmente as atividades práticas e teóricas constantes dos mesmos.

      Programas de Residência Médica no Hospital Mãe de Deus:

  • CANCEROLOGIA CLÍNICA
  • CARDIOLOGIA
  • CLÍNICA MÉDICA
  • MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE 
  • MEDICINA INTENSIVA
  • NEUROLOGIA
  • PSIQUIATRIA

 



         

Residência Médica em Cancerologia Clínica

        O Instituto do Câncer (IC) do Hospital Mãe de Deus (HMD), um dos centros de referência nacional em oncologia, oferece anualmente 1 vaga no Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica, com duração de três anos. O Instituto do Câncer abrange todos os cuidados dos pacientes com câncer, desde o diagnóstico, estadiamento, exames de imagem que incluem PET-CT, tratamento quimioterápico, radioterápico até a terminalidade. No ano de 2012 o Instituto do Câncer realizou mais de 15 mil consultas e mais de 11 mil sessões de tratamento. O Instituto do Câncer abriga oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radioterapêutas, mastologistas, entre outras especialidades, na coordenação dos cuidados dos pacientes com câncer.

            Na estrutura organizacional do IC há um andar preferencial no HMD para internação dos pacientes oncológicos; o 3o andar no Centro Clínico do HMD para consultas ambulatoriais e o 2º andar para tratamentos de quimioterapia, consultas de enfermagem, nutrição e psicologia. A radioterapia e centro de pesquisa clínica são realizados no Centro de Oncologia Radioterápica (COR Mãe de Deus) e há uma terceira unidade de consultas e quimioterapia no Mãe de Deus Center.

            No programa de residência o médico irá participar dos cuidados de internação e consultas ambulatoriais, discussão de casos em reunião multidisciplinar semanal, clube de revista semanal, aulas e simpósios do IC-HMD. O programa segue o currículo do MEC e é reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). O programa de residência também prevê participação em pesquisa clínica. Os preceptores do programa de residência em Oncologia Clínica incluem médicos de excelente reputacão nacional e internacional, que participam em estudos clínicos ou outros centros acadêmicos e que ativamente participam em congressos e simpósios em câncer no Brasil e exterior.

Mais detalhes
Residência Médica em Cardiologia

O Programa de Residência Médica em Cardiologia, credenciado pela CNRM e pelo MEC, ocorre em período integral e tem duração de 24 meses, sendo desenvolvido no Hospital Mãe de Deus e em algumas outras Unidades do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Possui um programa teórico com reuniões científicas multidisciplinares e clube de revista, discutindo as últimas publicações em cardiologia. Há também atividades desenvolvidas em plantões da Emergência – Sala de Urgência, Sala de Observação, Sala Vascular e Pronto Atendimento.

Mais detalhes
Residência Médica em Clínica Médica

O  Programa de Residência Médica em Clínica Médica, credenciado pela  Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) desde 14 de novembro de 2011 oferece 04 (quatro) vagas por ano. Teve início em abril de 2012 e formará sua quarta turma em março de 2017.

O  Programa de  Clínica  Médica ocorre em período integral e tem  duração  de  24  meses,  sendo  desenvolvido  no  Hospital Mãe de Deus e em algumas outras Unidades do Sistema de Saúde Mãe de Deus.

Os médicos Residentes cumprem rodízio nas  áreas de Medicina Interna, Cardiologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Infectologia, UTI, Emergência, UBS – além de atividades em Ambulatório. Os médicos Residentes são responsáveis pela apresentação das atividades teóricas do Serviço: Discussão de Caso Clínico, Imagem da Semana, Aula de Eletrocardiograma, Clube de Revista, Guidelines, dentre outras. Há também atividades desenvolvidas em plantões da Emergência – Sala de Urgência, Sala de Observação, Sala Vascular e Pronto Atendimento.

 

O Programa proporciona ao médico residente:

·         Treinamento com ênfase no modelo assistencial de Medicina Hospitalar – especialidade com maior crescimento nos EUA nos últimos anos.

·         Embasamento teórico e prático em questões relacionadas à qualidade assistencial hospitalar e Segurança do paciente.

·         Supervisão da Preceptoria em tempo integral, incluindo finais de semana.

·         Moderna e abrangente estrutura diagnóstica e terapêutica.

Mais detalhes
Residência Médica em Medicina Intensiva

O  Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva, credenciado pela  Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) em 12 de dezembro de 2013 oferece 02 (duas) vagas por ano e tem duração de 24 meses. Teve início em março de 2015 e formará sua primeira turma em março de 2017.

Tem lugar em um CTI de 44 leitos, que atende pacientes com diversas características incluindo pacientes clínicos, neurológicos, de pós-operatório de cirurgias de grande porte, doenças cardiovasculares, pós-operatório de cirurgia cardíaca, transplante renal e trauma.

O CTI do Hospital Mãe de Deus é equipado com ventiladores, monitorização e ecógrafos de última geração. Possui ampla equipe multidisciplinar que é amparada por equipes médicas de diversas especialidades.

O Programa proporciona ao médico residente:

·         Programa teórico bem estruturado que inclui Ventilação Mecânica, Ultrassom em UTI, Hemodinâmica, Revisão de artigos recentes, Nutrição do paciente crítico, Infectologia e Temas Gerais em Terapia Intensiva.

·         Estágios práticos em Gestão de CTI, Controle de infecção hospitalar, Nutrologia e Trauma.

·         Rounds diários multidisciplinares.

·         Rounds da equipe médica.

·         Grupos de pesquisas clínicas.

·         Participação no desenvolvimento e apresentação de cursos relacionados a temas de Terapia Intensiva, promovidos pelo HMD.

Mais detalhes
Residência Médica em Neurologia

O  Programa de Residência Médica em Neurologia, credenciado pela  Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) desde 17 de janeiro de 2012 oferece 02 (duas) vagas por ano.

O  Programa de Residência Médica em Neurologia ocorre em período integral e tem  duração  de  36  meses,  sendo  desenvolvido  no Hospital Mãe de Deus. Os médicos Residentes cumprem rodízio nas  áreas de Medicina Interna (1º ano de Clínica Médica), Ambulatório, Unidade de Terapia Intensiva, Serviço de Urgência e Unidade Básica de Saúde. Os médicos Residentes são responsáveis pela apresentação das atividades teóricas do Serviço: Discussão de Caso Clínico, Imagem da Semana, Aula de Eletrocardiograma, Clube de Revista, Guidelines, dentre outras. 

Mais detalhes