Estágios

O que é o estágio?

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio é uma oportunidade única para o estudante, é o treinamento prático na empresa, ou seja, o complemento pedagógico do aprendizado teórico.

O estágio só pode existir quando um jovem, com idade igual ou acima de 16 anos, está matriculado em uma instituição de ensino regulamentado. É amparado pela Lei 6.494/77 e seu decreto regulamentador 8.7497/82 e pela nova Lei nº 11.788/2008.

A vivência do estudante com a sua profissão oportuniza aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e permite que o aluno vivencie o ambiente corporativo, seus conflitos e problemas reais. O convívio com profissionais da área representa inúmeros benefícios para o futuro profissional.

O que é estágio obrigatório (Curricular)?

É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)

O que é estágio não obrigatório (extracurricular)?

É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. (§2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)
(Fonte: Cartilha esclarecedora sobre a lei do estágio: lei nº 11.788/2008 – Brasília: MTE, SPPE, DPJ, CGPI, 2008.)

Estágio no Hospital Mãe de Deus

Estágio Curricular (Obrigatório)

Para realizar o estágio, a instituição de ensino deve ter um contrato de cooperação com o Hospital Mãe de Deus e firmar o termo de compromisso com o estagiário.

Para verificar a disponibilidade de estágio no Hospital, o primeiro contato é entre a instituição de ensino (coordenação do curso) e a Universidade Corporativa Mãe de Deus.

Estágio Extracurricular (Não Obrigatório)

As vagas são disponibilizadas pelas instituições de Integração Empresa-Escola.

CIE-E - www.ciee-rs.org.br
ABRH-RS - www.abrhrs.com.br