Conheça a Universidade Corporativa

Histórico da educação corporativa no HMD

A Universidade Corporativa Mãe de Deus (UCMD) é a primeira instituição de ensino na área, no Brasil. Instituída em 8 de dezembro de 2004, reflete a importância da Educação e do Conhecimento na atuação da Congregação das Irmãs Carlistas, e tem como objetivo proporcionar ações de capacitação e desenvolvimento para os colaboradores do Hospital Mãe de Deus e de todas as instituições que integram o Sistema de Saúde Mãe de Deus.

O Hospital Mãe de Deus manteve, até 2000, o modelo de Desenvolvimento de Pessoal com base em uma estrutura de Educação Continuada, vinculada diretamente à área Assistencial. Os programas de treinamento eram focados no fortalecimento das práticas rotineiras da enfermagem (procedimentos operacionais-padrão) e atendiam às necessidades mediante demandas, de forma parcial, sem uma visão sistêmica do negócio.

A partir de 2001, a área de Educação Continuada passou a fazer parte do Recursos Humanos e foram implantados programas por função, segmentados por área. Já em 2002, por definição da alta direção, iniciaram-se estudos na busca de modelo de educação corporativa. O projeto foi viabilizado contemplando: participações em congressos sobre o tema, revisões teóricas, visitas de benchmarking em unidades de referência, contratação das parcerias acadêmicas, definição das competências essenciais e alinhamento das ações planejadas.

UCMD tem como objetivo criar, gerenciar, disseminar e perpetuar o conhecimento. Para CRIAR são utilizados programas de pós-graduação (realizados com parcerias acadêmicas), aprimoramentos e residências na área médica, além de pesquisas clínicas. O GERENCIAR ocorre com o apoio dos parceiros acadêmicos, de sociedades médicas, dos institutos de especialidades médicas do HMD, do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e pela equipe de profissionais qualificados. DISSEMINAR por meio das pesquisas clínicas, pelos eventos científicos, cursos e pelos treinamentos da matriz de desenvolvimento interno. E, para finalizar, PERPETUAR, ao realizar os eventos científicos, participação e apresentação em congressos e publicações de artigos em periódicos científicos.

A partir desses objetivos, foram definidas as competências essenciais ao negócio. São elas:

  • • Atendimento ao Cliente;
  • • Qualidade e Segurança;
  • • Humanização e Espiritualidade;
  • • Econômico-Financeiro;

A UCMD contempla duas linhas de aprendizagem:

  • Institucional
    Desenvolvimento das competências institucionais alinhadas às estratégias do negócio. Nesta linha de desenvolvimento os treinamentos são obrigatórios.
  •  
  • Autodesenvolvimento
    Desenvolvimento das competências complementares a formação profissional. Nesta linha de desenvolvimento os treinamentos não são obrigatórios.


Missão

"Desenvolver as pessoas, promovendo o conhecimento para sustentar as estratégias Institucionais e as necessidades do mercado da saúde".