Grupo Pequenos Valentes

O Grupo Pequenos Valentes, serviço de apoio ao prematuro do Hospital Mãe de Deus, é um serviço multidisciplinar, foi criado em 2004 e é destinado aos pais de bebês de UTIs Neonatais. Tem como objetivo oferecer um espaço para troca de experiências e compartilhamento de sentimentos, dúvidas, angústias e alegrias.

O Grupo é coordenado pelo serviço de psicologia do Hospital, juntamente com a enfermagem neonatal. Os encontros são realizados todas as segundas-feiras, das 16h às 17h, na sala de reuniões da UTI Neonatal.

O Grupo Pequenos Valentes orienta os pais que estão com os filhos internados ou recém-saídos de UTIs Neonatais, seja do HMD ou de outros hospitais.

Psicólogas

  • Alessia Carpes – Coordenadora
  • Andrea Rabelo – Acadêmica de Psicologia
  • Daniela Hermann – Acadêmica de Psicologia
  • Fernanda Nascimento – Acadêmica de Psicologia

Enfermeira

  • Perla di Leone - Coordenação da Enfermagem Neonatal

Nutricionista

  • Rafaela Nunes

Todos os anos o Pequenos Valentes realiza um encontro que reúne os pais que participaram do grupo e seus filhos. O evento ocorre no final do ano e tem como objetivo principal a confraternização entre pais que viveram histórias semelhantes e a troca de experiências.

A festa anual é realizada no Anfiteatro do Hospital e conta com atividades como recreacionistas, contadores de história, grupos de teatro e palestras para os pais.

O quinto, e mais recente encontro, foi realizado no dia 5 de dezembro de 2009 e reuniu 120 casais com seus valentes e a equipe da Neonatal.

Olá! Sou a mamãe da Giovanna (2.170 kg) e do Matheus Lima Carneiro (1.860 kg) que nasceram no dia 13/12/2004 no melhor hospital e com as melhores profissionais que já conheci.
Gilmara Lima > Leia Mais
Minha gestação de risco iniciou às 31 semanas de gestação, quando descobri uma complicação muito rara, chamada popularmente de prurido gestacional, na qual o bebê corre risco de "morte súbita".
Simone Loss > Leia Mais

Sou a mamãe da Giovanna (2.170 kg) e do Matheus Lima Carneiro (1.860 kg) que nasceram no dia 13/12/2004 no melhor hospital e com as melhores profissionais que já conheci. Tudo começou com a descoberta de que estava esperando gêmeos. Tive uma gestação bem complicada e meus bebês nasceram prematuros de 33 semanas.

Quando eles nasceram a equipe da Neonatal do Mãe de Deus estava iniciando a criação dos Pequenos Valentes. No início eu tive vergonha, mas depois descobri que era muito bom poder conversar com outras mamães que viviam as mesmas dificuldades.

Eu e meu marido passamos o Natal junto com nossos filhos no Hospital, as enfermeiras fizeram ceia e teve até presentes, ganhei um cartão que eles assinaram com os pezinhos (é lindo demais! Tão pequenos pezinhos!). Essa lembrança está na memória e registrada no álbum deles que guardarei pra sempre.

Tudo deu certo e no dia 31/12/2004, finalmente, o Matheus atingiu os tão sonhados 2 kg e meus bebês amados tiveram alta às 19h e foram passar o Ano Novo em casa. Foi o melhor ano novo da minha vida!


Parabéns pelo excelente trabalho que vocês prestam a todos os bebês e mamães. Sucesso a todos!

Beijo no coração. Muito obrigada por tudo.

Gilmara Lima < Voltar listagem

Minha gestação de risco iniciou às 31 semanas de gestação, quando descobri uma complicação muito rara, chamada popularmente de prurido gestacional, na qual o bebê corre risco de "morte súbita".

Finalmente, ao completar 32 semanas, no dia 14/07/2007, a Rafaela nasceu com 1.840 kg. Após a vitória do nascimento, iniciou-se a batalha na UTI Neonatal. Foram quase 30 dias de acompanhamento diário de perda e ganho de gramas. Todos os dias quando eu chegava ao hospital a primeira coisa que queria saber era o peso. Eu queria o meu bebê em casa. Finalmente chegou o dia em que a Rafaela pode vir para casa.

O que posso dizer a todos que tiverem que passar por essa experiência é que tenham muita fé, que acreditem nos profissionais da UTI Neo, tenho certeza que são guiados pelas mãos de Deus.

Hoje a Rafaela é uma menina linda, com muita saúde, inteligente e cheia de mimos, esse último não poderia ser diferente!

Simone Loss < Voltar listagem

Grupo Pequenos Valentes

Telefone: (51) 3230.2131
E-mail: pequenosvalentes@maededeus.com.br