Encontre Exames

PET-CT

O PET-CT, ou Tomografia por emissão de pósitrons, é um exame não invasivo dos mais sofisticados, acurados e completos. Sua tecnologia une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT).

O PET-CT adquirido pelo Hospital Mãe de Deus obtém, com grande sensibilidade, informações imprescindíveis sobre a função e o potencial evolutivo maligno das lesões. Através de uma sobreposição de imagens metabólicas e anatômicas, adquirindo-se assim, imagens de corpo inteiro capazes de revelar precocemente lesões malignas, frequentemente não detectadas por outras modalidades de imagens convencionais, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e Raio X.

Dessa forma é possível detectar precocemente e localizar com maior precisão as lesões malignas, possibilitando a escolha do melhor tratamento. O laudo do PET-CT é elaborado, revisado e assinado por especialistas em medicina nuclear e tomografia computadorizada.

Indicações médicas:
  • Diagnóstico Oncológico;
  • Método adjunto no diagnóstico diferencial da doença de Alzheimer;
  • Detecção de tumor residual ou recorrente viável nas lesões cerebrais tratadas cirurgicamente ou com radioterapia;
  • Viabilidade miocárdica.
Contraindicações

O 18 F-FDG, substância injetada no paciente para a realização do exame, não causa nenhum tipo de efeito colateral e pode ser utilizado inclusive em pacientes diabéticos, desde que seguidas as devidas orientações. Em caso de gravidez, a relação custo- benefício deve ser discutida com o médico do paciente. Em caso de lactantes, a amamentação deve ser suspensa até 24 horas após o exame.

Como é o exame?

O paciente deve chegar no horário combinado (confirmado pela recepção do Serviço de PET-CT na véspera do exame), irá trocar de roupa, ser pesado e medido. Receberá uma injeção da substância FDG-F18, que não possui efeito colateral, e ficará em repouso sozinho em uma sala sem estimulo visual e auditivo por 01 hora (não poderá ler ou conversar).

Então, o paciente receberá 04 copos de contraste via oral e passada 01 hora deve esvaziar a bexiga para a realização do exame. O paciente é posicionado confortavelmente na sala de estudos do PET CT para a obtenção das imagens de corpo inteiro, que duram em média 20 a 30 minutos, dependendo do tipo do exame realizado e deve aguardar a liberação médica, pois poderão ser solicitadas novas imagens para maior precisão do laudo. Após a liberação o paciente não tem restrição alguma. O laudo estará pronto em 72 horas úteis e disponível no setor de entrega de exames.

Orientações

Todos os pacientes recebem uma listagem de orientações que devem ser seguidas para a plena realização do exame, confira abaixo algumas delas:

  1. 1. Não fazer exercícios extenuantes 1 dia antes do exame;
  2. 2. Não suspender as medicações que eventualmente estiver usando;
  3. 3. Não é possível realizar nenhum outro exame no mesmo dia do estudo de PET/CT;
  4. 4. Na véspera do exame a recepção entrará em contato com o paciente para confirmar o horário em que o mesmo deverá chegar ao serviço de Medicina Nuclear e PET/CT, sem atrasos devido à estabilidade da dose. Não é necessário chegar antes do horário determinado;
  5. 5. A duração do exame é de aproximadamente 03 horas, podendo ser necessário uma permanência maior no hospital de até 06 horas;
  6. 6. Pacientes menores de 18 anos: o exame somente será realizado mediante a presença de um acompanhante maior de 18 anos;
  7. 7. Exame não pode ser realizado em gestantes ou com suspeita de gravidez ou amamentando;
  8. 8. Iniciar a dieta sem açúcar e carboidratos 24 horas antes do estudo de PET/CT;
  9. 9. Caso o paciente realize alguma viagem ao exterior em até 48 horas após a realização do exame, informar à equipe técnica para que as devidas orientações sejam fornecidas.
  10. 10. Paciente diabético, que faça uso de medicações via oral para, deverá ingerir suas medicações na noite anterior ao exame, no dia do exame deverá suspender o uso das medicações via oral para o diabetes;
  11. 11. Paciente diabético, que faz uso de insulina:
    • Manter a glicose controlada durante uma semana antes do exame.
    • Não usar insulina ou outras medicações para a diabetes no dia do exame.

Você pode baixar as orientações completas para a realização do exame PET-CT Oncológico e a dieta recomendada:

Dieta PET-CT
Orientações PET-CT

Em caso de dúvidas, consulte-nos:
Enfª. Karina Bitencourt dos Santos – Telefone: 3230-6293 ou 6290
Email: karina.dossantos@maededeus.com.br

  • Dra. Ana Amélia Raupp
  • Dra. Clarice Sprinz
  • Dr. Henrique Rodrigues de Abreu
  • Dr. Thiago Bento Krieger da Silva

Medicina Nuclear e PET-CT

Hospital Mãe de Deus

Rua José de Alencar, 286 - Menino Deus
Acesso 2 - Térreo
Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 3230.2429
Telefone/Fax: (51) 3230.6071