Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de transtornos mentais, sejam eles de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas.
A especialidade de psiquiatria no Hospital Mãe de Deus conta com o Instituto de Saúde Mental, que compreende a Unidade de Dependência Química (UDQ), a Unidade de Transtornos do Humor (UTH) e o Centro de Tratamento com Eletroconvulsoterapia (ECT).
A Unidade de Dependência Química, criada em 1984, foi pioneira no Brasil, e rapidamente se tornou centro de excelência no tratamento de dependentes químicos, reconhecida pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).
Em 2003, foi criada a Unidade de Transtornos do Humor, ampliando então a área de abrangência na psiquiatria, atendendo as duas patologias mais prevalentes na população.
A criação de um Centro de Tratamento com Eletroconvulsoterapia (ECT) e de uma equipe para atender as emergências e dar consultoria dentro do Hospital foi consequência natural das necessidades dos serviços criados para aumentar sua abrangência.