Emergência

Em uma situação de emergência, atendimento rápido e eficiente é fundamental. Pensando nisso, o Hospital Mãe de Deus criou um serviço de Plantão Médico que reúne Emergência – para casos graves e complexos e Pronto Atendimento para situações de baixa complexidade/gravidade, ou seja, que não oferecem risco à vida ou à função.

Pronto Atendimento

Há duas formas de acesso ao Pronto Atendimento: a entrada principal, localizada no acesso 4 ou a Entrada de Emergência (rampa de acesso a veículos). Na chegada, um funcionário da área assistencial o encaminhará à Triagem.

Nessa etapa são avaliados os sinais e sintomas, o que permite classificar cada paciente de acordo com a gravidade e complexidade. Estabelecida a prioridade de cada atendimento, têm início os protocolos clínicos e as rotinas médico-assistenciais apropriadas para cada caso e doença.

Portanto, os atendimentos são classificados primeiramente por ordem de prioridade, e posteriormente por ordem de chegada, respeitando os casos especiais*.
Os profissionais que atuam na triagem e os funcionários administrativos monitoram o tempo de espera e estão à disposição para esclarecimentos de eventuais duvidas dos pacientes e acompanhantes.

Classificação da Triagem

  • Alto Risco

    Necessita atendimento imediato (oferece risco à vida ou à função)
    Ex: parada cardiorrespiratória, asfixia, dor no peito, paralisias, desmaio, falta de ar, hemorragia, acidente violento e grandes queimaduras. Esses casos são direcionados à área de Emergência.

  • Médio Risco

    Necessita atendimento rápido (potencial gravidade, sem risco imediato à vida)
    Ex: Cólica renal, dor abdominal, hipertensão, fraturas e pequenos ferimentos.
    Esses casos serão direcionados à sala de Medicação/Observação.

  • Baixo Risco

    Ex: febre, resfriado, diarréia e contusões. Esses casos serão direcionados à área de Pronto Atendimento.

  • *Observação: na ordem de atendimento, são respeitados aspectos legais, como o Estatuto do Idoso, gestantes e pessoas com deficiência.

  • Responsável Médico

    Dr. Antônio Rogério Proença de Tavares Crespo